Museu da Inclusão oferece instalações mais modernas e acessíveis

Museu da Inclusão oferece instalações mais modernas e acessíveis

O espaço contribui para a defesa, a promoção e a garantia dos direitos de pessoas com e sem deficiência

Em 2022, as instalações do Museu da Inclusão, localizado no bairro da Barra Funda, na capital paulista, passaram por um processo de restauro e modernização. O projeto, que teve investimento de R$ 860 mil, incluiu a troca do piso interno, para facilitar a circulação de cadeiras de rodas, a troca do piso podotátil e da iluminação, bem como a adequação dos espaços de exposição, de atendimento e de estudos. 

A abertura ao público aconteceu em dezembro de 2022, com a exposição “Pessoa com deficiência: lutas, direitos e conquistas”, a primeira mostra virtual da instituição, que contou com recursos de acessibilidade para todas as deficiências. O museu está localizado no complexo do Memorial da América Latina, projetado por Oscar Niemeyer, e é um espaço que contribui para a defesa e a garantia dos direitos de pessoas com e sem deficiência.

Por ser um local de preservação, reflexão e transformação social, são realizados diversos estudos, debates, pesquisas, simpósios, seminários, cursos e palestras, sempre voltados para a relevância dos direitos e da participação das pessoas com deficiência na sociedade. O Museu da Inclusão está localizado na Av. Mário de Andrade, 564, portão 10, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. 

Acessibilidade digital

Além de contar com piso tátil, acervo em braile, recursos de audiodescrição, vídeos legendados, elevadores, rampas e visitas com o acompanhamento de mediadores que falam a Língua Brasileira dos Sinais (Libras), o Museu da Inclusão lançou em maio de 2021 um site acessível.

O portal atende todos os requisitos de acessibilidade digital, com foco na usabilidade, navegação e compromisso com as pessoas com e sem deficiência. O conteúdo, a arquitetura, o layout, os materiais, a estrutura e o design seguem os padrões do consórcio W3C, bem como o WCAG 2.0, que inclui as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web, e o eMAG, modelo de acessibilidade do governo brasileiro. 

Mapeamento de museus acessíveis

Como o Brasil possui uma quantidade significativa de museus, descobrir informações sobre acessibilidade em cada uma das instituições pode se tornar um trabalho árduo. Mas com a plataforma Museusbr, é possível encontrar de forma fácil e rápida dados de contato de diversos museus brasileiros e uma lista dos serviços oferecidos, como visitas guiadas, acessibilidade, bibliotecas, arquivos, atendimento a visitantes estrangeiros, entre outros.

Trata-se de um sistema nacional de identificação de museus e plataforma para mapeamento colaborativo, gestão e compartilhamento de informações sobre as instituições do país. O Museusbr é colaborativo e qualquer pessoa pode participar, indicando um museu ou atualizando alguma informação. 

Localização

Memorial da América Latina
Endereço: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Funcionamento: Segunda a Sexta das 10h00 as 17h00
Telefone: (11) 3312-2900

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade, baixe o aplicativo do Guiaderodas!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.