Órteses e próteses: qual a diferença e tipos disponíveis?

Órteses e próteses: qual a diferença e tipos disponíveis?

As órteses e próteses ortopédicas auxiliam pacientes a recuperarem a autonomia e mobilidade no dia-a-dia, mas apresentam diferenças quanto ao desempenho

Com o passar do tempo, muitos dispositivos foram criados para substituir os membros fisiológicos e devolver a autonomia, como cadeiras de rodas, órteses e próteses ortopédicas. Porém, cada caso é único e necessita de adaptação específica para o paciente.

É comum que as pessoas confundam a funcionalidade de cada um, ainda mais por “órteses” e “próteses” terem uma sonoridade semelhante.

Qual a diferença entre as órteses e próteses ortopédicas?

Órteses e próteses

Órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo. Auxiliam nas funções de um membro, órgão ou tecido para evitar deformidade e compensar insuficiências funcionais que foram causadas por acidentes ou problemas de saúde. O objetivo é dar assistência mecânica ou ortopédica ao paciente. Até o óculos de grau é considerado uma órtese!

Tipos de órteses

Elas podem ser:

  • Externas — Bengalas, muletas, colares cervicais, andadores, coletes, aparelhos auditivos, lentes de contato, aparelhos ortodônticos, palmilhas ortopédicas, joelheiras, munhequeiras.
  • Internas — Marca-passo, instrumentos para estabilizar a coluna, bombas de infusão.
  • Órtese Dinâmica
Órtese Dinâmica

As órtese dinâmicas, são frequentemente confundidas com próteses. Elas permitem a mobilidade controlada de articulações específicas através da aplicação de tração, que atua guiando o movimento e restringindo algumas ações. Como é o caso da órtese Magic arms, feita por impressão em 3D, que dá suporte ao movimento dos membros superiores por meio da tração por elásticos.

A prescrição da órtese é feita com diagnóstico do terapeuta ocupacional, já que é encomendada sob medida e seu uso pode ser definitivo ou temporário.

prótese ortopédica

Já a prótese ortopédica, é um aparelho que desempenha funções motoras semelhantes do membro amputado. São peças artificiais usadas como substitutas de membros, órgãos, tecidos e articulações do corpo que tiveram que ser amputadas ou não funcionam ​​como deveriam. Por exemplo, os implantes dentários, em que o dente natural é substituído por um artificial.

Tipos de próteses

Podem ser:

  • Externas — Perna mecânica, dentaduras, prótese mamária.
  • Internas — Prótese articular, prótese não convencional para substituição de tumor, coração artificial, válvula cardíaca, ligamento artificial.

Os materiais mais utilizados para fabricar as próteses ortopédicas são:

1. Prótese exoesquelética
É feita em resina, PVC, fibra de carbono ou polipropileno, podendo ser oca ou não. 

2. Prótese endoesquelética
Bastante conhecida como modular e pode ser feita em alumínio, aço, titânio ou fibra de carbono. 

Além de promover uma melhora em atividades diárias, as próteses também podem ser usadas para fins estéticos. Sua prescrição é feita com avaliação do fisioterapeuta e demais profissionais responsáveis pelo tratamento do paciente. 

Importante lembrar que as próteses são utilizadas em qualquer nível de amputação, seja membros superiores ou inferiores, enquanto a maioria das órteses, são utilizadas como auxílio dos membros superiores. 

Portanto, resumidamente, prótese pode ser considerada tudo que substitui um membro ou parte do corpo. Enquanto a órtese serve como suporte para o membro, e auxilia a manter, aumentar ou recuperar a mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas.


Leticia Soares

Letícia Soares
Graduanda em Jornalismo com interesse em arte, tecnologia, literatura e sempre em busca de conhecer novas histórias. Uma pessoa que adora fotografar tudo, descobrir inovações, conversar e fica feliz com a companhia de um chá e um bom livro.

Comentários (2)

  1. 29/06/2021 no 13:39 pm

    […] E qual a diferença entre órteses e próteses? De acordo com o site Guia de Rodas, ‘Órteses são aparelhos de uso provisório que permitem alinhar, corrigir ou regular uma parte […]

  2. João Arnaut
    09/10/2022 no 06:21 am

    Letícia, bom dia! Belíssimo exemplo de cidadã. O nosso Brasil está precisando urgentemente de pessoas iguais a você. Deus a abençoe sempre. Abraço carinhoso João

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.