Por que a acessibilidade nos escritórios é importante?

As empresas estão empregando cada vez mais esforços para oferecer um ambiente de trabalho inclusivo 

A acessibilidade é um direito de toda pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Além de garantir participação social, ela favorece o exercício pleno da cidadania e possibilita uma vida com mais independência e autonomia. Não é à toa que esse tema vem se tornando cada vez mais relevante nos escritórios, uma vez que favorece não só os colaboradores mas a própria empresa. 

Para que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida participem de forma efetiva no ambiente de trabalho, as organizações devem obedecer aos critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade e implementar boas práticas de responsabilidade social, como políticas de inclusão e diversidade.

Acessibilidade no escritório

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

No contexto corporativo, a NBR 9050, norma estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é um importante direcionador para as empresas que desejam construir ou adaptar suas instalações de acordo com as condições de acessibilidade. Os parâmetros abrangem desde as especificidades de sinalização e circulação vertical e horizontal até as características técnicas dos mobiliários, sanitários e pisos.

Por que a sua empresa deve ter acessibilidade?

A acessibilidade nos escritórios impacta diretamente a produtividade e a qualidade de vida dos funcionários. Portanto, quanto mais uma empresa investe em iniciativas de inclusão, maior é o engajamento do colaborador, independentemente do nível hierárquico. À medida que a organização mostra que se importa, de fato, com as pessoas, estas vão se sentir acolhidas e satisfeitas em trabalhar em um ambiente livre de preconceitos.

Além disso, uma empresa que investe em inclusão e diversidade aumenta sua reputação e credibilidade perante clientes, fornecedores, acionistas e demais partes interessadas no negócio. As ações de responsabilidade social são cada vez mais relevantes no ambiente corporativo, uma vez que influenciam a tomada de decisão tanto do público interno da organização como do externo. 

Certificação Guiaderodas

As empresas que desejam aprimorar e validar suas práticas de acessibilidade e inclusão podem participar do processo da Certificação Guiaderodas. O programa é destinado a edifícios comerciais, escritórios, galpões logísticos, shoppings, edifícios comerciais e instituições já existentes ou em fase de projeto.

O processo para obtenção da certificação atende um conjunto rigoroso de critérios de acessibilidade e abrange quatro eixos: ambientes, colaboradores/atendimento, governança e comunidade. Ele dura em média 12 meses e, após esse período, é entregue um relatório de impacto com os resultados e a descrição das boas práticas de acessibilidade e inclusão desempenhadas pelo local. 

No Guia da Certificação Guiaderodas, é possível obter informações mais detalhadas sobre o processo de certificação.


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Redes Sociais

Entre em Contato