Projeto cria mapa sensorial colaborativo

BlindWiki

A iniciativa do artista catalão Antonio Abad já foi realizada no Brasil e em outras cidades do mundo

Para aumentar a conscientização social sobre a paisagem urbana percebida por pessoas com deficiência visual, o artista catalão Antonio Abad criou o projeto BlindWiki. A iniciativa é uma rede de áudio baseada em localização, na qual participantes cegos e com baixa visão utilizam smartphones para compartilhar suas experiências por meio de postagens sonoras. 

O projeto

Além de informações sobre dificuldades e barreiras encontradas em diferentes lugares, a plataforma disponibiliza um conjunto de experiências, opiniões e histórias. Isso gera uma cartografia criativa e colaborativa do que não é possível ver, criada em tempo real no site do projeto, conforme os participantes postam suas mensagens de áudio geolocalizadas.

O BlindWiki já realizou edições na Bienal de Veneza (2017), Bienal de Berlim (2016) e nas cidades de Wroclaw (2016), Sydney e Roma (2015), com foco na percepção sensorial das cidades, arte, cultura e acessibilidade urbana. No Brasil, foram realizadas nove rotas nas cidades de São Paulo e Sorocaba, em agosto de 2022. 

Na edição brasileira, os participantes visitaram importantes instituições culturais, como a Biblioteca Mário de Andrade, o Memorial da América Latina, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Sesc da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo, o Centro Cultural São Paulo, o Instituto Moreira Salles, o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, entre outros. 

Para gravar um áudio específico do local e, em seguida, disponibilizá-lo na plataforma BlindWiki, os participantes precisam baixar em seus respectivos smartphones o aplicativo do projeto, que está disponível nos sistemas Android e iOS. Como a plataforma é internacional, pessoas do mundo todo podem postar e receber descrições de áudio geolocalizadas, bem como histórias, sinalização de obstáculos ou crônicas.

Panorama da deficiência visual

De acordo com dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).

As principais causas da cegueira no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular. Além disso, a cada 5 segundos, uma pessoa se torna cega no mundo, de acordo com dados do World Report on Disability 2010 e do Vision 2020.

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.