Projeto da UFT proporciona acessibilidade a alunos com deficiência

Projeto da UFT proporciona acessibilidade a alunos com deficiência

Por meio da disponibilização de recursos, equipamentos e tecnologias, a iniciativa promove a inclusão social e cultural

Para garantir um ensino de qualidade aos estudantes com deficiência, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) implementou o Projeto Setor de Acessibilidade Informacional (SAI), nas bibliotecas dos campi da instituição. Por meio da oferta de recursos, equipamentos, tecnologias e ambientes físicos adaptados, os alunos da UFT podem acessar o acervo disponível, o que favorece tanto a inclusão social quanto a cultural. 

A iniciativa, que conta com o apoio do Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva e da Coordenação do Sistema de Bibliotecas da UFT, teve como base as demandas de acessibilidade de estudantes, professores e técnicos com deficiência da universidade. Uma das primeiras bibliotecas a receber o projeto foi a do campus de Arraias, em 2019, que também ganhou diversos aparelhos e tecnologias assistivas. 

Desde então, o espaço conta com vários equipamentos: computador, teclado para pessoas com baixa visão, acionadores (mouse estacionário de esfera, mouse por toque e mouse óptico), software leitor de telas, linha braille (dispositivo tátil para visualização de letras no sistema Braille), lupa fixa, leitor autônomo, leitor digital, impressora braille e scanners com tecnologia OCR (digitaliza diferentes conteúdos, reconhece e extrai um texto, permitindo sua edição). 

Ao longo dos anos, os materiais de leitura foram adaptados para o formato braille, o que possibilitou aos professores utilizar esses conteúdos em sala de aula e disponibilizá-los para os estudantes usarem fora do espaço da universidade. Além disso, são oferecidos monitorias e acompanhamentos aos alunos, para a digitação e leitura em braille, bem como o suporte necessário para a utilização do computador para pessoas com deficiência visual. 

Projeto integrado

A proposta de implementação do Projeto Setor de Acessibilidade Informacional também envolve os demais espaços do Sistema de Bibliotecas da UFT e as bibliotecas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). As ações nessas bibliotecas abrangem tanto a construção de novos espaços, que facilitem a mobilidade de estudantes com deficiência, como a disponibilização de kits de equipamentos e tecnologias assistivas nas bibliotecas.

 Fonte: Universidade Federal do Tocantins

Os ambientes do SAI são totalmente planejados e adaptados para melhorar o acesso dos usuários. Assim, o objetivo é que os equipamentos e tecnologias assistivas presentes nesses espaços consigam atender as demandas dos alunos com deficiências visual e auditiva, paralisia cerebral, dislexia, entre outras condições que tornam mais difícil o acesso às bibliotecas dos campi.

Com a implantação do SAI nas bibliotecas da UFT e UFNT, os ususários terão acesso a um vasto acervo especializado (braille, digital acessível e falado), além de material didático e pedagógico adaptados, impressão em braille e computadores com softwares e outras aplicações de leitura para pessoas com baixa visão.

A ideia é que todos os campi da UFT sejam capazes de implementar e garantir o funcionamento pleno do Setor de Acessibilidade Informacional, proporcionando também o empréstimo das tecnologias assistivas, para que os estudantes consigam usá-las em suas atividades do cotidiano. Além disso, a previsão é de que o atendimento seja estendido à comunidade externa, independentemente da existência de algum tipo de deficiência.
Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.