Guiaderodas realiza estudo de acessibilidade através das avaliações em seu App
Um estudo recente reuniu dados do país inteiro e ordenou nossas cidades de acordo com a quantidade de estabelecimentos friendly para cadeirantes e demais pessoas com deficiência física.
O levantamento foi feito a partir do Guiaderodas — uma espécie de TripAdvisor da acessibilidade —, onde o usuário empresta sua percepção para avaliar a acessibilidade dos locais que frequenta.
Do total de avaliações realizadas no aplicativo ao redor do Brasil, as 5 capitais brasileiras com mais estabelecimentos avaliados como acessíveis foram:
- São Paulo, com um índice de acessibilidade em 62%;
- Curitiba, com 58% dos estabelecimentos acessíveis;
- Porto Alegre vem logo atrás, com 52%;
- Rio de Janeiro fica em 4º, com metade das avaliações positivas;
- Belo Horizonte fecha o ranking acessível, com 44%.
No quesito lazer… Menos da metade dos restaurantes brasileiros foi classificada como acessível dentro da plataforma. Pensando em baladas e casas noturnas, fica um pouco pior: apenas 37,6%.
O relatório informou que cerca de 1/3 das avaliações foi feito por usuários do aplicativo que declararam utilizar cadeira de rodas. É quase meio milhão de avaliações catalogadas pela ferramenta.
A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões pessoas, o que corresponde a 8,9% da população maior de 2 anos de idade. Isso sem falar nos idosos, que representam mais de 30M e também carecem de acessibilidade.
Zoom out: À medida que os consumidores da Gen Z buscam marcas alinhadas a suas causas, questões como a acessibilidade passam a se tornar um diferencial competitivo no mercado. Caso queira ajudar a causa neste Setembro Verde, você pode avaliar aqui.
Fonte: The News