fbpx
Super-herói cadeirante japonês estreia em minissérie

Super-herói cadeirante japonês estreia em minissérie

Astros principais de ‘Kamen Rider Zi-O’ e ‘Tokusatsu GaGaGa’ serão super-heróis cadeirantes protagonistas da minissérie de 3 episódios

Em junho de 2021 o canal japonês NHK transmitiu os três episódios da série Super Speed Parahero Gandini, com 45 minutos de duração cada. A produção contou com o primeiro super-herói cadeirante oriental dentro do gênero Tokusatsu.

Na atração, Taishi Morimiya interpreta um jovem de 17 anos e estudante do ensino médio, que em um acidente aos oito anos perdeu os movimentos das pernas. O protagonista que sonha em ser astronauta e para-atleta profissional se depara com uma nave espacial que cai do céu e passa a ajudar o alienígena Goo.

A criatura vinda do espaço está fugindo de Lagert, um espécime gigante que destrói tudo o que encontra durante sua caçada.  A amizade com Goo (interpretado por Karasu Hayashi de Ultraman Z) coloca Taishi Morimiya em contato com o artefato Mode Shifter, o qual lhe causa uma transformação cibernética, dando-lhe a oportunidade de se tornar um super-herói cadeirante. 

O protagonista conta com a ajuda de três amigos, que lhe constroem a Hyper Wheel, uma cadeira de rodas com super velocidade. A produção conta com a participação de Fuka Koshiba de Tokusatsu GaGaGa interpretando Mika Kei, treinador de Taishi. Outros convidados incluem Ryuta Yoshida, Takeru Sato, Rinpei Sasaki, Takuho Sasahara e Higuchi Masayuki, atleta recordista japonês dos 5000m e 1500m masculinos.

Os dois primeiros episódios foram escritos por Yukiko Manabe (Wolf Girl e Black Prince), já o terceiro foi desenvolvido por Hirotoshi Kobayashi (de Ultraman Taiga). A série tem o design de personagens feito por Shinji Nishikawa (de Godzilla), além de direção de Takanori Tsujimoto (Ultraman Z).

Super-heróis cadeirantes: representatividade

Fora das narrativas japonesas, a DC Comics e a Marvel possuem personagens com deficiência. Dentre os destaques, Matt Murdock que se tornou deficiente visual após sofrer um acidente em uma tentativa de salvar uma pessoa que estava atravessando a rua. Conhecido como Demolidor, o herói pode ser visto em uma série homônima na Netflix.

Presente nas aventuras dos Vingadores, o Gavião Arqueiro é surdo. Segundo os quadrinhos dos anos 80, Barton explodiu uma de suas flechas sônicas próximo ao seu ouvido, deixando-o surdo. A língua de sinais e leitura labial, além de aparelho auditivos foram usados até a saga “Heroes Reborn”, no final dos anos 90.

Foto: Reprodução/Marvel

Algum tempo depois, na história de Matt Fraction e David Aja, o Gavião Arqueiro é flechado em seu ouvido e tem seu tímpano perfurado. Atualmente, Clint, que é seu nome verdadeiro, usa aparelhos de audição com a marca Stark.

Um dos personagens mais famosos presente tanto na saga cinematográfica quanto nos quadrinhos e desenhos animados é o professor Xavier, que é um herói paraplégico. O personagem com habilidade de telepatia atua como orientador dos X-Men, grupo de pessoas com super poderes que vivem e estudam na escola comandada por Xavier, enquanto lutam contra vilões para salvar o mundo. 


Felipe Lima

Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.