Super-herói cadeirante japonês estreia em minissérie

Super-herói cadeirante

Astros principais de ‘Kamen Rider Zi-O’ e ‘Tokusatsu GaGaGa’ serão super-heróis cadeirantes protagonistas da minissérie de 3 episódios

Em junho de 2021 o canal japonês NHK transmitiu os três episódios da série Super Speed Parahero Gandini, com 45 minutos de duração cada. A produção contou com o primeiro super-herói cadeirante oriental dentro do gênero Tokusatsu.

Na atração, Taishi Morimiya interpreta um jovem de 17 anos e estudante do ensino médio, que em um acidente aos oito anos perdeu os movimentos das pernas. O protagonista que sonha em ser astronauta e para-atleta profissional se depara com uma nave espacial que cai do céu e passa a ajudar o alienígena Goo.

A criatura vinda do espaço está fugindo de Lagert, um espécime gigante que destrói tudo o que encontra durante sua caçada.  A amizade com Goo (interpretado por Karasu Hayashi de Ultraman Z) coloca Taishi Morimiya em contato com o artefato Mode Shifter, o qual lhe causa uma transformação cibernética, dando-lhe a oportunidade de se tornar um super-herói cadeirante. 

O protagonista conta com a ajuda de três amigos, que lhe constroem a Hyper Wheel, uma cadeira de rodas com super velocidade. A produção conta com a participação de Fuka Koshiba de Tokusatsu GaGaGa interpretando Mika Kei, treinador de Taishi. Outros convidados incluem Ryuta Yoshida, Takeru Sato, Rinpei Sasaki, Takuho Sasahara e Higuchi Masayuki, atleta recordista japonês dos 5000m e 1500m masculinos.

Os dois primeiros episódios foram escritos por Yukiko Manabe (Wolf Girl e Black Prince), já o terceiro foi desenvolvido por Hirotoshi Kobayashi (de Ultraman Taiga). A série tem o design de personagens feito por Shinji Nishikawa (de Godzilla), além de direção de Takanori Tsujimoto (Ultraman Z).

Super-heróis cadeirantes: representatividade

Fora das narrativas japonesas, a DC Comics e a Marvel possuem personagens com deficiência. Dentre os destaques, Matt Murdock que se tornou deficiente visual após sofrer um acidente em uma tentativa de salvar uma pessoa que estava atravessando a rua. Conhecido como Demolidor, o herói pode ser visto em uma série homônima na Netflix.

Presente nas aventuras dos Vingadores, o Gavião Arqueiro é surdo. Segundo os quadrinhos dos anos 80, Barton explodiu uma de suas flechas sônicas próximo ao seu ouvido, deixando-o surdo. A língua de sinais e leitura labial, além de aparelho auditivos foram usados até a saga “Heroes Reborn”, no final dos anos 90.

Foto: Reprodução/Marvel

Algum tempo depois, na história de Matt Fraction e David Aja, o Gavião Arqueiro é flechado em seu ouvido e tem seu tímpano perfurado. Atualmente, Clint, que é seu nome verdadeiro, usa aparelhos de audição com a marca Stark.

Um dos personagens mais famosos presente tanto na saga cinematográfica quanto nos quadrinhos e desenhos animados é o professor Xavier, que é um herói paraplégico. O personagem com habilidade de telepatia atua como orientador dos X-Men, grupo de pessoas com super poderes que vivem e estudam na escola comandada por Xavier, enquanto lutam contra vilões para salvar o mundo. 


Felipe Lima

Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redator web desde 2017, especializado em SEO pela Comschool. Profissional que acredita no poder das palavras e na transmissão de histórias.

Redes Sociais

Entre em Contato