fbpx
4 ONGs para atuar como voluntário em prol da acessibilidade

4 ONGs para atuar como voluntário em prol da acessibilidade

Conheça organizações sem fins lucrativos que trabalham pela inclusão atuando como voluntários pela acessibilidade

A edição 2020 do documento Brasil Giving mostrou que oito em cada dez brasileiros acreditam que as organizações sociais têm um impacto positivo no país e em suas comunidades locais. E se você engrossar esse coro e é apaixonado por acessibilidade, que tal conhecer instituições para trabalhar como voluntário? Elencamos algumas delas a seguir.

Atue como voluntário pela acessibilidade

AACD

Com exceção do atendimento clínico, todas as áreas da AACD, referência no atendimento a pessoas com deficiência, contam com voluntários. São aproximadamente 1.200 pessoas que se dedicam a atuar dessa forma na associação. Os próprios membros da governança da entidade são voluntários, e quem quiser se juntar pode tanto colaborar com os pacientes quanto em eventos de captação de recursos, como bazares. Clique aqui e saiba mais.

IRIS Cão-Guia

O Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (IRIS) oferece treinamento e doação de cães-guia para pessoas com deficiência visual. Quem quiser atuar como voluntário na organização deve preencher o formulário de inscrição e pode selecionar a área da sua preferência para colaborar, entre apoio especializado, na sede administrativa ou até via internet.

Instituto Novo Ser

Na busca pelo respeito e valorização da cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o Novo Ser trabalha com diversos projetos. Entre os mais famosos está o Praia Para Todos, criado em 2008 e que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias brasileiras. A iniciativa promove atividades esportivas e de lazer nesses locais para pessoas com deficiência. E para quem se interessa por ações como essa, basta preencher o formulário do instituto para saber mais sobre o voluntariado na associação. Entre áreas de saúde, marketing e línguas, opções não faltam para colaborar!

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Organização de eventos, revisão braile e produção de livros acessíveis são algumas opções que os voluntários da Fundação Dorina têm para atuar. Com o propósito de promover a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, a organização filantrópica trabalha há 75 anos produzindo e distribuindo livros em braille, falados e digitais acessíveis. Quem quiser colaborar deve entrar em contato pelo e-mail voluntariado@fundacaodorina.org.br

A rotina de voluntariado pode estar afetada pelas restrições ainda necessárias da pandemia. Caso se interesse em colaborar com alguma dessas organizações, entre em contato para verificar a disponibilidade. Seja como for, presencial ou a distância, atuar como voluntário pela acessibilidade é uma prática enriquecedora!


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Comentários (2)

  1. 12/08/2021 no 22:02 pm

    […] 4 ONGs para atuar como voluntário em prol da acessibilidade, e uma delas é a AACD.CLIQUE AQUI e confira a matéria completa.Parabenizamos a nossa equipe administrativa do Voluntariado e […]

  2. 12/08/2021 no 22:11 pm

    […] 4 ONGs para atuar como voluntário em prol da acessibilidadeTV Globo– Prefeitura da capital fecha parceria para lavar cobertores de quem vive na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.