A iniciativa será implementada de forma gradativa, até 2024, e prevê a adoção de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de funcionários
No início de 2021, a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, ganhou um importante projeto de acessibilidade: o Complexo Turístico Itaipu (CTI), onde está localizada a Itaipu Binacional, maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável, vai tornar todos os seus passeios 100% inclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Além de garantir acessibilidade aos visitantes, o programa também tem o objetivo de fortalecer ainda mais o turismo, que é a principal atividade econômica do município. A iniciativa recebeu aproximadamente R$ 406 mil em investimentos e será implementada de forma gradativa, até 2024, por meio da adoção de novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal.
Os atrativos do Complexo Turístico Itaipu foram os primeiros do Brasil a obter o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008, em 2012, e desde 2014 recebem o certificado de excelência do TripAdvisor, um dos sites de viagens mais conhecidos do mundo. No rol de premiações figuram também o UNWTO Awards, da Organização Mundial do Turismo, e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, concedido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
O projeto
Entre as mudanças previstas no projeto do Complexo Turístico Itaipu está a disponibilização de audioguias descritivos para deficientes visuais, com detalhamento de toda a visita, incluindo o filme institucional, que terá intérprete de Libras, assim como legendas em português e espanhol.
Outra ação do programa de acessibilidade prevê a instalação de mapas táteis e totens com vídeos em Libras, incluindo informações sobre compra de ingressos, procedimentos de segurança, embarque, dados de produção de energia e curiosidades sobre a história da usina hidrelétrica.
Além disso, peças impressas em 3D, em escala reduzida, serão disponibilizadas aos visitantes com deficiência visual, para que eles conheçam, por meio do tato, a forma das principais estruturas da usina, como a barragem, a caixa espiral e o eixo da turbina.
Para atender as necessidades de acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e permitir que todos aproveitem ao máximo os passeios, o Complexo Turístico Itaipu também oferece:
- Ônibus com rampa ou elevador para acesso de cadeirantes;
- Piso tátil no Centro de Recepção de Visitantes e no Mirante Central;
- Vagas reservadas para cadeirantes no Mirante Central;
- Elevadores e/ou rampas no Centro de Recepção de Visitantes e nos trajetos e pontos de parada dos atrativos Itaipu Panorâmica e Ecomuseu;
- Guichês rebaixados para atendimento a cadeirantes;
- Política de desconto para pessoas com deficiência;
- Vagas para obesos e cadeirantes no auditório e nos ônibus.
Veja algumas opções de hotéis com acessibilidade em Foz do Iguaçu.
O Complexo Turístico Itaipu
Desde abril de 1976, quando foi realizada a primeira visita oficial da Itaipu Binacional, mais de 20 milhões de turistas de todo o mundo já passaram pela usina e pelas demais atrações turísticas do complexo.
Atualmente, o local conta com três opções de atrativos:
Itaipu Panorâmica
O passeio mais procurado do CTI oferece uma vista de tirar o fôlego da maior usina hidrelétrica do mundo, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A barragem principal tem 7.919 m de extensão e 196 m de altura máxima, o que corresponde a um prédio de 65 andares.
Refúgio Biológico Bela Vista
A unidade de proteção foi criada para conservar cerca de 50 espécies da fauna local, além de mais de 960 espécies de plantas. Os visitantes podem percorrer uma trilha de 2 km em meio à floresta nativa, que contorna o Canal da Piracema até chegar ao refúgio.
Ecomuseu
O espaço recria cenários, desde o período pré-histórico até a época de povoação de Foz do Iguaçu e da construção da usina, e oferece um vasto acervo de fotografias, peças e objetos que contam a história da Itaipu Binacional. Além disso, o Ecomuseu disponibiliza uma maquete de 76 metros quadrados, que reproduz a região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Para quem deseja conhecer o local, também é possível fazer um tour virtual 360° pelas instalações do museu.O Complexo Turístico Itaipu funciona diariamente, das 8h30 às 17h30, e os ingressos podem ser comprados pelo site ou na bilheteria, localizada na Av. Tancredo Neves, 6702.
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.