A importância do turismo acessível 

A importância do turismo acessível 

As iniciativas de inclusão são fundamentais para promover a igualdade de oportunidades e o exercício pleno da cidadania

Nos últimos anos, diversas cidades do Brasil e de outros países começaram a investir em atividades e infraestrutura turística inclusiva para atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além de gerar renda, novos negócios e competitividade para o setor, o turismo acessível garante condições de igualdade de oportunidades e plena participação e inclusão na sociedade.

Acessibilidade para todos

Para promover o acesso fácil, seguro e com autonomia a diferentes lugares turísticos, é preciso levar em consideração algumas ações, que podem ser realizadas tanto pelo poder público como privado: 

  • implementação de projetos de infraestrutura para ampliar a acessibilidade urbana e a adaptação dos locais turísticos; 
  • qualificação de profissionais do setor para garantir um atendimento adequado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida;
  • adaptação de atividades, equipamentos e serviços turísticos; 
  • disseminação de orientações sobre acessibilidade em setores ligados à atividade turística.

Conheça alguns destinos turísitcos nacionais e internacionais com acessibilidade. 

Programa Turismo Acessível

Para garantir o cumprimento dessas ações, o Ministério do Turismo criou em 2012 o Programa Turismo Acessível. O objetivo é promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida à atividade turística, de maneira a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos, com segurança e autonomia. 

A iniciativa é voltada a gestores públicos e privados, profissionais da linha de frente do turismo, empreendimentos turísticos, destinos turísticos e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (turistas e não turistas). 

Para direcionar a implementação das ações, foram definidos sete eixos de atuação, de forma sinérgica entre Estado, sociedade civil e mercado turístico: estudos e pesquisa; informações turísticas; promoção e apoio à comercialização; cultura e patrimônio; serviços turísticos; infraestrutura turística; incentivo ao voluntariado.

O programa é resultado de diversas parcerias, que incluem o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o programa Pátria Voluntária da Casa Civil, a Embratur, a Secretaria Especial de Cultura e suas autarquias e vinculadas. Dessa forma,  o Ministério do Turismo consegue ampliar o alcance das ações e dos projetos que garantem inclusão e acessibilidade no turismo.

Para ficar por dentro do universo da acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.