A infraestrutura turística inclusiva atende pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e oferece uma experiência melhor
Ao longo dos últimos anos, a cidade de Nova York, considerada um dos destinos mais procurados do mundo, recebeu diversos investimentos para adaptar seus principais pontos turísticos e oferecer mais opções de infraestrutura inclusiva a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O lugar conta com hotéis, lojas, restaurantes, transportes, museus e diversos outros atrativos adaptados e hoje é referência em acessibilidade.
Para você aproveitar ao máximo sua viagem e explorar todos os principais pontos turísticos de Nova York com acessibilidade, separamos algumas dicas valiosas de informações sobre a cidade, para que sua experiência seja ainda mais segura e prazerosa. Continue a leitura!
Broadway
Os teatros da Broadway oferecem um número cada vez maior de serviços voltados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Para encontrar peças e musicais acessíveis, os visitantes podem consultar o site Theatre Access, que lista todos os serviços inclusivos existentes nos espetáculos na região da Broadway.
Uma das ferramentas disponíveis é um filtro que permite ao usuário descobrir os recursos de acessibilidade oferecidos em cada atração, ao selecionar o tipo de assistência necessária, na data escolhida. Para facilitar a experiência de navegação, o site também esclarece o significado de cada termo e logotipo de acessibilidade.
Criado pela The Broadway League e pelo Fundo de Desenvolvimento do Teatro, o Theatre Access oferece ainda detalhes, descrições e críticas da acessibilidade oferecida tanto pelo teatro quanto pelo espetáculo.
Museus
A maioria dos museus em Nova York foi adaptada para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os atrativos oferecem elevadores e banheiros acessíveis, audioguias legendados e visitas guiadas especiais. Além disso, em alguns lugares, são disponibilizadas cadeiras de rodas e é permitida a entrada de cães-guia com coleira.
Metrô, ônibus e táxi
Nem todas as estações de metrô de Nova York são acessíveis, porém as mais movimentadas e próximas aos principais pontos turísticos da cidade contam com rampas, mapas táteis e elevadores.
Para saber se uma estação específica oferece recursos de acessibilidade, uma das melhores opções é acessar o mapa do metrô, por meio do aplicativo New York Subway, e verificar se ao lado do nome da estação há o símbolo internacional de acessibilidade.
Os ônibus também são um ótimo jeito de se locomover pela cidade, pois contam com rampas de acesso que facilitam o embarque e desembarque de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Quanto aos táxis, há muitos veículos com rampa traseira, mas também é possível pedir um táxi adaptado por telefone ou solicitá-lo ao seu hotel. De qualquer maneira, os nova-iorquinos são muito prestativos com pessoas com deficiência e oferecem a ajuda necessária.
Guia de acessibilidade de Nova York
Para facilitar o acesso às informações sobre os principais atrativos turísticos, serviços, hospedagens e restaurantes de Nova York, foi criado o Accessible NYC, um guia que possibilita às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida ter uma experiência mais segura, tranquila e proveitosa em um dos destinos mais cobiçados do mundo.
Como cada um dos cinco distritos de Nova York apresenta diversos destinos acessíveis, o site é uma ótima maneira de melhorar a sua experiência ao visitar a cidade, incluindo atrações de artes e entretenimento, restaurantes, museus e galerias, esportes e recreação.
O guia também conta com vários artigos para ajudar as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a planejar sua viagem e disponibiliza um filtro de pesquisa para encontrar restaurantes, hotéis e lugares em geral que atendam às necessidades de acessibilidade de cada visitante.
Se você quer ficar por dentro do universo da acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.
Uma resposta