A história é inspirada na série Teen Wolf, da Netflix
O livro é um importante instrumento social e cultural, que transporta tanto os leitores como os autores das histórias para diferentes universos. No final de 2022, Rodrigo Martinho Espinós, de 13 anos, foi incentivado pela família a colocar suas ideias no papel. O resultado dessa experiência foi a produção do livro “Sobrenatural”, que conta com ilustrações de Vítor Rocha e mistura imaginação, realidade, fantasias e sonhos.
Depois que os protagonistas de “Sobrenatural” decidem visitar uma alcateia, eles vivem diversas aventuras envolvendo caçadores e uma besta, espécie que surgiu quando um soldado bebeu água de uma pegada de um lobisomem na lua cheia.
“Eu gosto de imaginar as coisas e me inspirei na ideia de lobisomens Alfas, que transformam humanos em lobisomens. O incentivo veio da minha família, que disse para eu colocar minha imaginação no papel, e eu agradeço a eles por isso. Esse livro é muito importante para mim, porque é o meu legado”
afirma Rodrigo
A história de Bener e Violeta, filhos gêmeos de um lobisomem e de uma vampira sobrenaturais, foi inspirada na série Teen Wolf, transmitida pela Netflix.
“Eu gosto muito de ler e quando estou escrevendo, a melhor parte é poder pensar em coisas novas. Por isso, a minha ideia é continuar escrevendo outros livros”
destaca Rodrigo.
Assim como o autor de “Sobrenatural”, outros adolescentes, jovens e crianças foram incentivados a explorar as próprias potencialidades, colocando suas ideias no papel. Por meio da escrita, é possível estimular a imaginação e a criatividade, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, bem como o pensamento crítico, a interpretação de texto e de diferentes percepções sobre a vida.
A escrita e a leitura caminham lado a lado e são ferramentas importantes de expressão dos sentimentos humanos. Por isso, é importante que essas atividades sejam incentivadas desde a infância, para que elas se transformem em algo prazeroso. Na verdade, tudo começa com o estímulo à leitura logo nos primeiros anos de vida, que posteriormente acabará instigando o gosto pela escrita e levando ao surgimento de jovens escritores, como Rodrigo Espinós.
TDAH
Rodrigo tem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Esta é uma característica que afeta de 4 a 6% da população brasileira. Pessoas com TDAH apresentam dificuldade para se concentrar e controlar seus impulsos.
O TDAH é mais comum em crianças e adolescentes, mas algumas pessoas podem continuar tendo sintomas na idade adulta. O diagnóstico é feito por um profissional de saúde mental, que pode indicar um tratamento que pode envolver terapia ou medicamentos.
Se você ou alguém que você conhece tem TDAH, é importante saber que existem recursos disponíveis para melhorar a qualidade de vida. Com o tratamento certo, é possível aprender a lidar com os sintomas do TDAH e ter uma vida mais feliz e produtiva.
Se você quer ficar por dentro do universo da acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.