Batom inteligente permite aplicação automática e precisa

Ainda em fase de testes, a tecnologia desenvolvida pelo Grupo Boticário é voltada para pessoas com deficiência visual e motora

Nos últimos anos, as marcas de cosméticos começaram a entender que, além de sustentável, a maquiagem deve ser acessível a todos. Pensando nisso, o Grupo Boticário, em parceria com o CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e a startup Neurobots, iniciou no mês de fevereiro o desenvolvimento do segundo protótipo do batom inteligente, voltado para pessoas com deficiência visual ou motora. 

Por meio de uma foto e utilizando inteligência artificial, o sistema reconhecerá o lábio e enviará as coordenadas para a aplicação. Em seguida, a máquina aplicará o batom escolhido com precisão. Além disso, o aparelho terá indicações sonoras e visuais para sinalizar o início e o final da aplicação, porém essa funcionalidade continua em fase de testes.

Tecnologia pioneira e inovadora

O principal objetivo é permitir que o batom seja aplicado automaticamente, sem borrar, respeitando os limites do lábio e detectando diferentes tons de pele, independentemente de gênero e idade. Assim, o dispositivo eletrônico possibilitará às pessoas com deficiência visual ou com limitação motora nos membros superiores o uso do batom sem qualquer dificuldade, ou erro de contorno, apenas com o simples acionamento de um botão.

A tecnologia pioneira e inovadora foi criada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com a área de Tecnologia e suporte do time de Diversidade do Grupo Boticário, em colaboração com a área de inovação do CESAR. A previsão é de que o desenvolvimento do novo protótipo seja finalizado no mês de agosto deste ano. 

No momento, o objetivo é aumentar o banco de dados para tornar a inteligência artificial mais robusta e capaz de diferenciar e aplicar o batom com maior precisão. Além disso, o Grupo Boticário tem como foco a realização de pesquisas com os consumidores, para serem ouvidas dúvidas e ponderações relacionadas à acessibilidade. Dessa forma, o protótipo vai atender às expectativas do mercado e poderá, de fato, ser lançado.
Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Entre em Contato