Entenda como funciona a Lei da Meia-Entrada para pessoas com deficiência

Entenda como funciona a Lei da Meia-Entrada para pessoas com deficiência

Entenda como funciona a Lei da Meia-Entrada para pessoas com deficiência


Por lei, pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos. Apesar disso, nem todos sabem como devem proceder para garantir esse benefício. Por isso, neste artigo, vamos explicar os principais aspectos sobre o funcionamento da Lei da Meia-Entrada, para que você não tenha dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é a Lei da Meia-Entrada?

A Lei Federal nº 12.933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante um desconto de 50% no preço do ingresso cobrado em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território nacional. O benefício é válido para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos, com baixa renda.

De acordo com a legislação, os eventos promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares devem alocar 40% do total de ingressos disponíveis para a concessão do direito ao benefício da meia-entrada. Para ter acesso ao desconto, é preciso apresentar um documento válido que comprove a situação especial do beneficiário.

Entretanto, há lugares que, por cortesia ou em função de leis municipais e estaduais, oferecem gratuidade para pessoas com deficiência e seus acompanhantes, apesar da existência de uma lei federal que trata do benefício da meia-entrada. Por isso, é importante pesquisar previamente se existe alguma legislação vigente sobre o assunto no lugar onde você mora, para entender se é possível ou não obter gratuidade em determinados eventos.

Todas as pessoas com deficiência têm direito à meia-entrada?

Segunda a Lei Federal nº 12.933/2013, para usufruir do direito à meia-entrada, é preciso ser uma pessoa com deficiência perante a legislação. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, apresenta a seguinte definição:

“Art. 2º: Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

Como obter a meia-entrada?

Para ter acesso ao desconto, é preciso apresentar um documento válido, no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou entrada do local de realização do evento, que comprove a situação especial do beneficiário. Nesse caso, são válidos dois tipos de documento:

  • Cartão do Benefício de Prestação Continuada (BPC): comprova o recebimento de auxílio do governo destinado a pessoas de baixa renda.
  • Cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): atesta o recebimento de aposentadoria especial de pessoa com deficiência.

As pessoas com deficiência que não se enquadram nessas categorias podem apresentar a carteira de identidade diferenciada, modalidade gratuita de carteira de identidade civil destinada às pessoas com deficiência. Para aqueles que ainda não conseguiram emitir esse tipo de documento, é possível apresentar uma cópia do laudo médico, que deve incluir o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência. 

Acompanhantes têm direito à meia-entrada?

De acordo com a lei, o benefício da meia-entrada também é válido para os acompanhantes de pessoas com deficiência, quando necessário. Para comprovar essa necessidade, não é preciso apresentar um laudo médico que ateste a condição de saúde do requerente. Basta a pessoa com deficiência assinar um formulário ou informar à organização do evento que ela precisa de um acompanhante.

Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!

Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.