“Esporte em rede” oferece atividades aquáticas a pessoas com deficiência visual

esporte em rede

A participação no projeto é aberta a jovens, adultos e idosos moradores de Campinas

Em fevereiro deste ano, o Centro Cultural Louis Braille de Campinas, em São Paulo, lançou o projeto “Esporte em Rede”, em parceria com o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e a Associação Paraolímpica de Campinas. O objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da prática de atividades aquáticas.

A participação no projeto é aberta a pessoas com mais de 8 anos, moradoras de Campinas e, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, e contam com a orientação de profissionais especializados e capacitados. A meta é que 50 pessoas vinculadas às entidades parceiras do projeto sejam atendidas. 

De maneira geral, a prática regular da natação libera endorfina, um hormônio que está associado à sensação de prazer e satisfação. Assim, ela melhora a disposição, o humor e a autoestima. Além disso, a atividade na água representa um momento de liberdade e independência, no qual o praticante consegue se movimentar livremente sem o auxílio de bengala, muletas, próteses ou cadeiras de rodas. 

O esporte também pode ajudar na socialização, no restabelecimento da autoconfiança e da segurança, na coordenação e postura, na melhora da circulação, na redução da dor e de espasmos musculares, assim como na reeducação e no fortalecimento do músculo enfraquecido ou paralisado.

Guia de atividade física 

Em 2022, o Ministério da Saúde lançou uma versão em braile do guia de atividade física para a população brasileira, para garantir o acesso de pessoas com deficiência visual. Os exemplares foram distribuídos para instituições e associações especializadas, institutos, fundações, universidades, além de centros de reabilitação vinculados ao SUS e que atendem pessoas com deficiência visual.

A primeira versão do guia de atividade física para a população brasileira foi lançada em 2021 pelo Ministério da Saúde. No entanto, a necessidade de tornar o material mais inclusivo fez com que o órgão desenvolvesse um novo documento em braile. Além das versões impressas, a publicação também está disponível em formato digital, audiolivro e nos canais do Ministério da Saúde.

De maneira geral, o documento apresenta informações e recomendações específicas sobre atividade física, para que a população tenha uma vida mais saudável e ativa. O material é direcionado a crianças, jovens, adultos, idosos, além de gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência. 

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Entre em Contato