Google desenvolve novas ferramentas de acessibilidade

Google desenvolve novas ferramentas de acessibilidade

As inovações nos serviços oferecidos pela empresa têm o objetivo de tornar a internet um ambiente mais democrático e inclusivo

As tecnologias assistivas estão evoluindo em um ritmo cada vez mais acelerado, garantindo às pessoas com deficiência o acesso a diversos recursos e serviços que potencializam suas capacidades e garantem mais independência no dia a dia. O Google, por exemplo, apresentou neste ano novas ferramentas de acessibilidade para oferecer a esse público uma melhor experiência de navegação na web. 

Neste artigo, você vai entender melhor o que é tecnologia assistiva e conhecer algumas das ferramentas de acessibilidade criadas pelo Google e que estão fazendo a diferença no cotidiano de pessoas com deficiência. Continue a leitura!

O que é tecnologia assistiva?

De acordo com a definição do Comitê de Ajudas Técnicas, tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. O objetivo é promover autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social às pessoas com deficiência. 

Criado em 1988, o termo assistive technology, ou tecnologia assistiva, na tradução para o português, é um importante elemento jurídico da legislação norte-americana, conhecida como Public Law 100-407, que compõe, com outras leis, o American with Disabilities Act (ADA). 

Para aprimorar e dar legitimidade ao desenvolvimento da tecnologia assistiva no Brasil, ela foi instituída como política pública no país somente em 16 de novembro de 2006, pela portaria nº 142 do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), estabelecido pelo Decreto nº 5296, no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Novas ferramentas de acessibilidade do Google

As ferramentas de acessibilidade lançadas pelo Google neste ano têm o objetivo de garantir mais inclusão em funções do dia a dia para todos os tipos de pessoas, principalmente aquelas que apresentam algum tipo de deficiência. A seguir, você pode conferir alguns desses novos recursos:

Project-Relate

Project Relate

O mais recente projeto lançado pelo Google ainda está em fase beta e foi projetado para ajudar pessoas com deficiência da fala. A ferramenta utiliza técnicas de aprendizagem de máquina para entender o padrão da voz, facilitando, assim, a identificação de frases pronunciadas pelos usuários que apresentam dificuldade em se expressar verbalmente.

Lookout

Lookout

Por meio do uso de inteligência artificial, a ferramenta ajuda pessoas cegas e com baixa visão a reconhecer objetos, imagens e textos. Depois que a identificação é concluída, o software faz a leitura em voz alta, permitindo ao usuário o reconhecimento de pessoas ao redor, de rótulos de produtos e da descrição de objetos, por exemplo.

Além disso, o recurso permite a captura de textos de uma página, incluindo aqueles escritos à mão, que podem ser convertidos em voz. Basta apontar a câmera do smartphone para o texto e aguardar a sua digitalização.

Legendas-em-tempo-real

Legendas em tempo real

Com apenas um toque, o recurso “Legendas em tempo real” transcreve automaticamente vídeos, podcasts, mensagens de áudio e até mesmo o conteúdo gravado por você. Tudo isso sem precisar de Wi-Fi ou dados móveis.

Transcrição-instantânea

Transcrição instantânea

O aplicativo está disponível para o sistema Android e oferece suporte para mais de 80 idiomas, por meio da disponibilização de legendas em tempo real para voz. Eventos e conversas cotidianas podem ser facilmente transformados em texto, inclusive em locais onde não há Wi-Fi nem sinal de internet móvel. Nesse caso, basta ativar o modo offline.

TalkBack

TalkBack

A ferramenta é um leitor de tela incluso nos dispositivos Android, que permite às pessoas com deficiência visual realizar as tarefas do dia a dia com mais facilidade. O aplicativo faz um escaneamento da tela e lê em voz alta todos os elementos presentes, garantindo mais inclusão aos usuários.

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.