Luva traduz gestos em palavras para auxiliar pessoas com deficiência

E-Glove

A E-Glove é uma luva eletrônica, criada na Itália, com o objetivo de ajudar na comunicação de pessoas com deficiência

E-Glove

Na Itália, uma luva eletrônica promete auxiliar a comunicação de pessoas com deficiência. A E-Glove (Enhanced Gesture transLation for Improving Vocal Experiences), criada por pesquisadores do país, traduz simples gestos em palavras e permite a tradução da língua de sinais, no caso de pessoas surdas. A ideia é ajudar vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), que têm distúrbios do espectro autista, déficits neurológicos ou outras deficiências, como a auditiva.

Em tempo real, o dispositivo é capaz de traduzir determinados movimentos das mãos e dos dedos e convertê-los em palavras e frases. O objetivo da criação é que ela possa ser integrada e completar as atividades de reabilitação dos pacientes. 

Mas como a luva funciona? O dispositivo tem sensores inerciais – giroscópio, acelerômetro e magnetômetro – que coletam dados de alta frequência e, então, os processa e envia para um smartphone via Bluetooth, que reúne um banco de dados com os gestos de cada usuário. 

Para isso, um algoritmo possibilita entender se o gesto feito naquele momento está entre os gravados para, em seguida, convertê-lo em voz através de um sintetizador. Em outras palavras, o aparelho consegue entender se a pessoa quer falar algo e o que seria essa mensagem.

Fase de testes

A E-Glove foi colocada em prática nos laboratórios da Universidade de Camerino (Unicam), na Itália, após uma ideia da Limix, empresa de computadores que desenvolveu a luva. O desenvolvimento da iniciativa ocorreu com o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

No entanto, ela ainda é um protótipo experimental e entrou recentemente na fase de testes de campo com pacientes e a colaboração de jovens autistas. Nesse período, a equipe conta com o apoio de cientistas da computação, estatísticos, matemáticos, fisiatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e bioengenheiros.

Assista ao vídeo e entenda como a luva funciona: https://www.facebook.com/watch/?ref=external&v=2059053164122651


Heloisa Aun

Heloisa Aun

Jornalista e estudante de Letras na USP, trabalha desde o início da carreira com a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Nos últimos anos, idealizou campanhas de combate ao assédio sexual e à violência doméstica. Também atua na área de educação em organizações e projetos sociais.

Entre em Contato