fbpx
Moda inclusiva – O que é e quais marcas investem

Moda inclusiva – O que é e quais marcas investem

O que é moda inclusiva?

Moda Inclusiva é o desenvolvimento de roupas pensadas para levar em conta as necessidades físicas e psicológicas de cada indivíduo, indo além do simples funcionalismo ao considerar também fatores como design, estilo e tendências do mercado fashion. O que diferencia o mercado de moda inclusiva da moda regular é que a primeira prioriza aspectos como mobilidade e ergonomia no projeto de criação de cada traje – comprimentos diferentes para que camisas não fiquem excessivamente compridas quando usadas por alguém em cadeira de rodas, jaquetas e blazers reforçados para não serem descosturados por muletas e botões magnéticos fáceis de serem fechados por pessoas com disfunções motoras são alguns dos elementos que constituem essas peças.

Como a tendência surgiu Moda Inclusiva

O ano é 2014, estamos em Nova York e a atmosfera é marcada pela ansiedade e a correria que antecedem todos os desfiles da New York Fashion Week, um dos principais eventos do calendário fashion mundial. A psicóloga Danielle Sheypuk está nos bastidores, vestindo uma blusa preta acetinada, saia com estampa de manchetes de jornais e saltos nude altíssimos, pronta para estrear nas passarelas sob o selo da estilista Carrie Hammer. Danielle foi a primeira modelo em cadeira de rodas da história da Semana de Moda de Nova York, e uma das primeiras influenciadoras digitais do segmento de moda inclusiva numa época em que o Instagram ainda engatinhava.

moda inclusiva Danielle Sheypuk

Danielle Sheypuk em seu début nas passarelas

Fonte: Getty Images

Muita coisa mudou nos últimos 6 anos: a moda inclusiva invadiu as passarelas das fashion weeks de Londres, Moscou, Milão e Paris; eventos como o Design for Disability Gala passaram a fazer parte do jet set internacional. E uma pesquisa feita pela plataforma de busca de moda  Lyst revelou que só em 2019 a busca por marcas de moda inclusiva aumentou 80%. 
Essa evolução foi sentida pelo consumidor final: em um depoimento para o portal “Disability Horizons”, a blogueira Imani Barbarin, autora do “Crutches and Spice”, conta sobre como sua relação com a moda mudou nesse período:

“Passei grande parte da minha adolescência com inveja dos saltos altos que minhas amigas usavam, totalmente inviáveis para mim. Outro sofrimento era o tempo gasto remendando as mangas dos meus casacos e jaquetas, constantemente esgarçados pelas minhas muletas. Atualmente os designers entendem as limitações apresentadas pela moda mainstream. Portanto começaram a criar peças para os 20% que não são representados pela indústria de moda hoje.” 

moda inclusiva Imani Barbarin

Imani Barbarin

Fonte: Crutches and Spice

O interesse das marcas em investir em peças inclusivas não é mero fruto de um acaso fashion: de acordo com o instituto Coresight Research, o segmento de moda inclusiva movimentou US$ 288,7 bilhões em todo o mundo só no ano passado. Esse montante que o transforma no próximo grande nicho de mercado a ser explorado pela indústria da moda. Avanço francamente apreciado por pessoas com deficiência, que hoje representam pelo menos 15% da população mundial.

Fizemos uma seleção de marcas inclusivas que mesclam fashionismo com versatilidade. Têm opções para todos os gostos e bolsos, confira!

Tommy Hilfiger, a precursora

A primeira linha inclusiva da Tommy Hilfiger foi lançada em 2016, como uma  coleção de roupas para crianças com dificuldade de mobilidade. O sucesso foi tão grande que no ano seguinte a coleção evoluiu para um selo exclusivo para moda inclusiva. Ganhou o nome Tommy Adaptive, que conta com peças para crianças e adultos.

moda inclusiva tommy

Campanha da coleção 2018 da Tommy Adaptive

Fonte: divulgação

moda inclusiva tommy

Detalhe para os bolsos magnéticos dos jeans da Tommy Adaptive

Fonte: divulgação

Equal: made in Brazil

Criada pela estilista carioca Silvana Louro, a Equal oferece exclusivamente peças para pessoas com dificuldades de locomoção: a ideia surgiu quando Silvana percebeu as dificuldades enfrentadas pelos paratletas cariocas para encontrarem uniformes adaptados, e acabou decidindo confeccionar essas peças ela mesma. Hoje, a Equal oferece desde peças mais básicas, como vestidos e blusas, até capas de chuva especiais para cadeiras de rodas e faixas elásticas para que pessoas sem o controle das pernas possam usar saias e vestidos mais curtos.

moda inclusiva equal

Imagem de um dos catálogos da Equal

Fonte: divulgação

Rebirth Garments: moderníssima

Com uma pegada de instalação artística e a proposta de oferecer peças inclusivas que transcendem a identidade de gênero, a Rebirth Garments foi fundada por Sky Cubacub, que se autoproclama uma pessoa com deficiência, queer e não binária, que encontrou na criação de roupas coloridas, flexíveis e totalmente adaptáveis uma forma de contribuir para um mundo mais aberto às diferenças. 

As peças da Rebirth Garments estão disponíveis na plataforma digital Etsy, que faz entregas para o Brasil. Todas as peças são feitas à mão e sob medida, então é bom ter uma fita métrica em mãos no momento de fazer sua encomenda!

moda inclusiva Rebirth Garments

Um ensaios-conceito exibidos no site da Rebirth Garments

Fonte: divulgação

Target: moda para neurodiversos

A gigante de fast fashion Target anunciou sua entrada no mercado de moda acessível em 2017. O projeto foi liderado pela designer de Stacey Monsen, cuja filha Elinor se enquadra no espectro do autismo. Por razões que ainda não são totalmente compreendidas, crianças com autismo podem desenvolver diferentes sensibilidades sensoriais, de maneira que coisas que podem parecer triviais, como uma blusa justa ou um tecido áspero, podem gerar reações intensas. Consequentemente, Stacey se encontrava na situação de acabar tendo que comprar para Elinor peças extra largas, muitas vezes desprovidas de estilo ou das estampas de que a menina gostava. 

Foi assim que nasceu a Cat & Jack Collection, primeira linha infantil de moda inclusiva da Target, cujas peças foram desenvolvidas para crianças neurodiversas e com dificuldades de mobilidade, com tecidos que não causam desconforto e calças, saias e bermudas fáceis de serem vestidas. O sucesso foi tanto que hoje a linha inclusiva da Target também oferece uma ampla seleção de roupas para adultos. 

A Target não possui lojas físicas no Brasil, mas é possível encomendar as peças em sua loja online. As entregas estão disponíveis em todo país.

moda inclusiva target

Parte do catálogo da linha Target Cat & Jack

Fonte: divulgação

Por: Renata Schmidt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);