fbpx
6 Cursos de Libras Gratuitos para fazer sem sair de casa

6 Cursos de Libras Gratuitos para fazer sem sair de casa

Escolas e faculdades disponibilizam cursos de libras gratuitos com certificados e a possibilidade de escolha de dias e horários para estudar


Escolas e faculdades disponibilizam cursos de libras gratuitos com certificados e a possibilidade de escolha de dias e horários para estudar

Os cursos de Libras são formas de estreitar a comunicação e promover a inclusão daqueles que têm algum tipo de deficiência auditiva. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), 5% da população brasileira é composta por pessoas que são surdas. Isto corresponde a mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, ou seja, não escutam absolutamente nada. Portanto, disseminar o conhecimento sobre Libras é fundamental para inclusão social. 

Por isso, separamos alguns inteiramente gratuitos para ajudar você a escolher por onde começar a aprender essa nova língua.

Onde encontrar cursos de libras gratuitos e on-line?

1 – Ensino Digital

Com carga horária de 40h e emissão de certificado gratuita, o portal de capacitação trabalha com metodologia própria de educação, orientada pela Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Após a efetivação da matrícula, o curso fica disponível para estudos pelo período de 30 dias. 

2 – Universidade das Libras

A plataforma oferece um curso básico com os 99 sinais mais utilizados em Libras, além de materiais complementares que vão tornar o contato com a língua mais natural e cotidiano. Há também cursos especializados, como escrita e gramática. Eles também criaram o LibrasFlix, um tipo de Netflix, mas só com conteúdos voltados para Libras.

3 – USP – Universidade São Paulo 

O curso gratuito da USP é um dos mais conhecidos e não exige cadastro na instituição para acesso às aulas. O conteúdo está disponível no site e-disciplinas da Universidade e aborda a língua de sinais, a surdez, educação de surdos e a cultura surda. O ensino é dividido em 10 video aulas teóricas e 10 video aulas práticas e propõe um direcionamento para o primeiro contato com Libras.

4 – Escola Virtual do Governo (EVG)

Com carga horária de 60 horas, o curso da EVG possui material didático, guias práticos e conteúdo diversificado sobre a linguagem de sinais. Pessoas de qualquer parte do Brasil podem acessar a plataforma, com início imediato após a matrícula já que não possui um limite de vagas e está disponibilizado on-line permanentemente. Sem a presença de professor para tirar dúvidas de conteúdo, faz com que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, de maneira autônoma. Ao concluir a formação, é emitido um certificado da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

5 – SESI – Serviço Social da Indústria

Por meio do portal online do Sesi (Serviço Social da Indústria) é possível realizar a inscrição no curso de Libras com certificado de 40 horas. O conteúdo programático aborda as noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, aspectos históricos e jurídicos, além de questões gramaticais da Libras. O curso estipula um prazo para que o aluno termine a capacitação, informando-o sempre sobre as datas.

6 – GINEAD

O Instituto Nacional de Ensino à Distância oferece o curso básico de Libras e os matriculados têm acesso a aulas sobre o que é surdez, apresentação da língua de sinais, variações linguísticas, o alfabeto brasileiro de sinais, além dos sinais para família, cores, animais etc. Com carga horária de 50 horas, o registro do certificado é opcional e pode ser acessado mediante pagamento de uma taxa no valor de R$ 39,70. 


Bônus

Aplicativo Hand Talk

O Hand Talk é um aplicativo disponível para Android e iOS, que conta com diferentes funcionalidades como fornecer ao usuário um tradutor de voz e texto para libras. Além disso, possui um intérprete virtual chamado Hugo que ensina termos em libras para profissões, saudações, sinais, cores, números, entre outros. Para quem gosta de aprender de forma mais divertida, o aplicativo é ótima opção e já conta com mais de dois milhões de download. Recentemente, o Hand Talk foi premiado internacionalmente pela Google no “Desafio de Impacto em Inteligência Artificial”. 

Todas as opções citadas são altamente recomendadas, reconhecidas e melhor: com custo zero. A escolha de em qual plataforma se inscrever fica à critério do aluno, e há a possibilidade de encontrar cursos presenciais, caso preferir. O importante é aprender Libras de alguma forma para tornar a comunicação cada vez mais acessível!

Agora é escolher e focar em aprender! Bons estudos!


be my eyes

Conheça alguns aplicativos para pessoas com deficiência.

Por Letícia Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *