A abordagem do tema é fundamental para as empresas que desejam estabelecer um ambiente de trabalho mais inclusivo
A acessibilidade é um assunto cada vez mais presente no mundo corporativo e sua importância deve ser disseminada para todos os colaboradores da empresa, independentemente do nível hierárquico. As companhias que investem em iniciativas de inclusão aumentam o engajamento dos funcionários, consolidam o seu relacionamento com o público interno e alavancam os resultados financeiros e operacionais.
Sendo assim, estimular a empatia, ajudar os colaboradores sem deficiência a lidar de forma proativa com aqueles que têm algum tipo de deficiência, eliminar as barreiras atitudinais e combater o capacitismo são medidas que contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para os funcionários. Afinal, uma ideia quando é boa, é boa para todos.
O que é acessibilidade?
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, a acessibilidade é definida da seguinte maneira:
“possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”
A acessibilidade é um tema fundamental, que deve ser abordado dentro e fora do ambiente corporativo, principalmente se levarmos em consideração que no Brasil há 18,6 milhões de pessoas com deficiência com idade igual ou superior a dois anos, segundo um levantamento realizado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Investimento em educação
Educar os colaboradores a respeito da importância da acessibilidade é uma maneira eficiente de gerar as mudanças necessárias na empresa. O “Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível”, por exemplo, é uma das ferramentas disponíveis que possibilitam a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo.
Ele é realizado em uma plataforma gamificada e permite que os colaboradores se aproximem, de forma leve e lúdica, do universo da pessoa com deficiência, conhecendo situações cotidianas para uma atitude mais acessível. Durante o treinamento, são abordados os seguintes temas:
- conceito de acessibilidade;
- termos para se referir às pessoas com deficiência;
- princípios para uma atitude acessível;
- características das pessoas com deficiência: física, visual, auditiva e intelectual;
- condições temporárias de mobilidade reduzida;
- melhoria da acessibilidade por meio do voluntariado digital;
- pesquisa qualitativa sobre o local de trabalho.
Ao treinar o olhar dos colaboradores e estimular o engajamento na causa, a empresa contribui para uma mudança interna de mindset em relação à acessibilidade e favorece a participação social do funcionário com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com os demais. Dessa forma, é possível estabelecer um ambiente inclusivo e propiciar uma boa experiência para todos dentro da organização.
Certificação Guiaderodas
As empresas e empreendimentos que consideram a acessibilidade um diferencial estratégico para seus negócios podem participar do processo de Certificação Guiaderodas, que consiste em um programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão. Estão elegíveis à certificação edifícios comerciais, escritórios, galpões logísticos e shoppings centers, tanto em fase de projeto como em operação.
O processo para a obtenção da certificação atende um conjunto rigoroso de critérios de acessibilidade e abrange quatro eixos: ambientes, colaboradores/atendimento, governança e comunidade. Ele dura em média 12 meses e, após esse período, é entregue um relatório de impacto com os resultados e a descrição das boas práticas de acessibilidade e inclusão desempenhadas pelo local.
No Guia da Certificação Guiaderodas, é possível obter informações mais detalhadas sobre o processo de certificação, incluindo a metodologia aplicada, os critérios adotados para cada etapa prevista e os benefícios em geral.
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.