Praias com acessibilidade: Ilhas Cayman

jun 25, 2019

Cathy achou o Guiaderodas tão útil, tendo inclusive compartilhado o aplicativo com o Governo, na esperança de conscientizá-lo da necessidade de melhorar a acessibilidade em toda a ilha

O aplicativo Guiaderodas tem ampliado cada vez mais o número de usuários de fora do Brasil. Uma dessas pessoas é Cathy Frazier, que mora nas Ilhas Cayman e desde que conheceu o aplicativo Guiaderodas já fez dezenas de avaliações.

Seu filho de 35 anos tem paralisia cerebral espástica e usa cadeira de rodas, então Cathy está sempre buscando por locais que tenham acessibilidade. Por isso achou o Guiaderodas tão útil, tendo inclusive compartilhado o aplicativo com o Governo, na esperança de conscientizá-lo da necessidade de melhorar a acessibilidade em toda a ilha.

Cathy sempre morou em Cayman, ela e o marido têm seu próprio negócio e seu filho frequenta o Sunrise Adult Training Centre, um centro de treinamento para adultos com deficiência.

Você conhece as Ilhas Cayman?

Ilhas Cayman
O arquipélago é formado por três ilhas, Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman.

Ilhas Cayman
As Ilhas Cayman ficam no Caribe, perto de Cuba e da Jamaica.

 

O arquipélago fica no Caribe e é formado por três ilhas: Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman. É território britânico ultramarino, o que significa que tem autonomia interna, porém está sob jurisdição e soberania do Reino Unido, responsável pela defesa e relações exteriores.

As três ilhas somam 264 km2 e têm em torno de 60.000 habitantes, que vivem em sua maioria em Grand Cayman, a maior do arquipélago, onde fica a capital George Town.

Descobertas em 1503, por muitos anos as Ilhas Cayman foram apelidadas de “as ilhas esquecidas pelo tempo”. No entanto, esse certamente não é mais o caso.

O turismo é uma indústria fundamental, e as ilhas podem ser frequentadas o ano todo. Grand Cayman é destino de diversos cruzeiros, e as três ilhas são uma ótima opção para os apaixonados por mergulho: oferecem atividades com arraias, tartarugas e golfinhos, além de mergulhos para conhecer a rica vida marinha e os belos recifes.

Sea Beauty – hospedagem com acessibilidade

Sea Beauty

Cathy Frazier é proprietária da Sea Beauty, uma casa de praia com acessibilidade em Grand Cayman, a maior ilha do arquipélago. A casa pode ser alugada por temporada e tem mais de 300 metros de praia privada.

É muito bem equipada com recursos de acessibilidade: rampas de acesso, portas extralargas, barras nos banheiros e chuveiro adaptado para cadeirantes.

Sea Beauty oferece algo a mais que permite que pessoas com deficiência desfrutem plenamente de suas férias na praia: uma cadeira de rodas de areia e uma Mobi-Chair, uma cadeira flutuante para ser usada na água.

Website
Vídeo
Facebook
Pinterest

Sea Beauty

Turismo para PCDs

Perguntamos para Cathy como são as condições de turismo nas Ilhas Cayman para pessoas com deficiência, e ela gentilmente nos mandou várias informações.

  • Embora não seja tão acessível quanto poderia ser, ainda tem melhor acessibilidade do que muitos outros lugares, inclusive nos Estados Unidos.
  • A maioria dos restaurantes é acessível, mas nem todos os banheiros são adaptados.
  • Alguns hotéis estão renovando seus quartos para serem mais acessíveis, mas a maioria ainda não tem área de banho acessível para cadeirantes. Melhor perguntar antes de reservar!
  • Um passeio pela ilha é altamente recomendado. Embora existam apenas alguns ônibus de turismo com rampas para cadeiras de rodas, as pessoas estão sempre dispostas a ajudar os visitantes com dificuldade de locomoção a entrar e sair dos carros ou minivans.
  • Infelizmente, ainda não há empresas de aluguel de carros que ofereçam vans acessíveis a cadeiras de rodas.

O que fazer nas Ilhas Cayman

Em Grand Cayman, vá a restaurantes que oferecem comidas típicas, que normalmente são cozidas com leite de coco e incluem batata-doce, inhame, mandioca, fruta-pão, abóbora, callaloo e banana-da-terra, além de carnes como peixe e frango. Mas a ilha também tem restaurantes com diversos outros tipos de cozinha internacional.

Atrações turísticas com acessibilidade para
pessoas com deficiência sugeridas pela Cathy:

– Seven Mile Beach

As principais atrações das Ilhas Cayman são as praias e as atividades no mar. A praia Seven Mile é a única praia pública com acessibilidade. Lá foi instalado o mobi-mat, uma cobertura antiderrapante que permite que cadeiras de rodas cheguem até a água. A cadeira flutuante mobi-chair está disponível no Boggy Sands Club.

Vários grupos governamentais e comunitários têm colocado atenção em melhorias de acessibilidade em Grand Cayman, e o mobi-mat é simbólico: representa o tapete de boas-vindas para pessoas com deficiência nas praias da ilha.

Mais sobre acessibilidade em Seven Mile Beach:
A welcome mat for wheelchair users
Mobi-mat raises profile of disability access issues in Cayman

Seven Mile Beach

Seven Mile Beach

– Cayman Turtle Centre

https://www.turtle.ky/
O local foi criado para ser uma fazenda de produção de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Atualmente, além da criação de tartarugas, o centro também desenvolve pesquisas e atividades de conservação, além de ser a maior atração turística terrestre da ilha.

Cayman Turtle Centre

– Queen Elizabeth II Botanic Park

http://www.botanic-park.ky/
O parque botânico visa a preservação de ambientes naturais e da vida selvagem, e tem atrações como diversos jardins, lago, trilhas, exposição de orquídeas e o Blue Iguana Habitat.

Queen Elizabeth II Botanic Park

Queen Elizabeth II Botanic Park