fbpx
Professora lança podcast de matemática para cegos

Professora lança podcast de matemática para cegos

O Matematicast mostra que a disciplina pode ser acessível

Entre todas as disciplinas da escola, talvez a mais temida seja a matemática. Para muitas pessoas, da maneira abstrata como é ensinada tradicionalmente, a matéria gera dúvidas e dificuldades. Nas aulas, a tendência dos alunos é entender melhor somente quando chega a hora dos exemplos na lousa. Mas e para quem não enxerga? A dificuldade continua… Pensando em mudar esse cenário, uma professora criou um podcast de matemática para cegos.

Luiza Polloni é o nome por trás do Matematicast. Disponível nas plataformas de streaming Spotify e Deezer, o canal tem como objetivo “favorecer a compreensão dos conceitos e dar sentido aos procedimentos”, como descreve a própria Luiza.

Voluntária da Adevirp, a Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, a professora de matemática aposentada tem uma maneira diferenciada de levar a disciplina para os seus alunos, unindo informação com exemplos práticos e acessíveis.

Experiência sensorial

O podcast de matemática para cegos criado por Luiza apresenta conceitos matemáticos básicos e discute questões de exames como o Enem e o Encceja. Tudo é explicado de forma bastante didática, para que o aluno assimile os ensinamentos.

Para completar o aprendizado, a professora orienta o manuseio de recursos como o Material Dourado. Desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, trata-se de um importante artifício de educação sensorial. Aprimorado pela pedagoga Hélène Lubienska de Lenval, o Material Dourado permite diversos trabalhos na matemática, como fazer contas e compreender o sistema de numeração decimal.

Luiza também sugere o uso do cubaritmo. Trata-se de uma caixa de madeira com pequenos cubos que contam com gravações em braile. O recurso permite fazer contas, ilustrando a operação da mesma forma que o lápis e papel. É o primo do sorobã, instrumento destinado a resolução de cálculos que tem se popularizado no ensino para pessoas com deficiência visual.

E para quem tem receio do aprendizado a distância, vale lembrar que entre as vantagens de aprender por meio dos podcasts está a possibilidade de pausar a aula, reproduzir novamente e ainda ter a oportunidade de ouvir quando e onde quiser. 

Mais podcast de matemática para cegos

Além do Matematicast, mais um exemplo de podcast de matemática para cegos é o Matemática em Conta Gotas. Produzido pelo professor João Vinhosa, cada episódio tem cerca de 10 minutos e, além de explicar os conceitos da disciplina de maneira didática, o professor investe no incentivo para mostrar que todos são capazes de aprender.

Referências: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.