Saiba como emitir a carteira de identidade diferenciada

Saiba como emitir a carteira de identidade diferenciada

Destinado a pessoas com deficiência, o documento é válido em todo o território nacional 

Desde 2017, todo cidadão brasileiro com deficiência física, mental, visual, auditiva e/ou intelectual tem o direito de solicitar a emissão gratuita da carteira de identidade diferenciada. O documento traz mais independência e garante o exercício da cidadania de milhões de pessoas. 

Neste artigo, nós separamos algumas informações importantes, para você entender melhor o que é necessário fazer para obter esse importante documento de identificação. Continue a leitura!

O que é a carteira de identidade diferenciada?

A carteira de identidade diferenciada é a modalidade gratuita de carteira de identidade civil destinada às pessoas com deficiência. A principal diferença desse documento é que ele apresenta uma sinalização impressa com a indicação “pessoa com deficiência”, no campo de observação.

Ao requerer a emissão da carteira, automaticamente, o crachá descritivo também será solicitado. Ele apresenta o número da identidade, a data de nascimento e algumas informações sobre a saúde do requerente, incluindo o Código Internacional de Doença – CID, a indicação de alergias, a utilização de remédios de uso contínuo e o contato para casos de emergência.

Vale destacar que a solicitação é opcional, e o serviço é oferecido de forma gratuita na emissão da primeira e segunda vias do documento.

Quais os documentos necessários para emitir a carteira?

Para as pessoas que desejam solicitar a emissão da carteira de identidade diferenciada, será necessário entregar a seguinte documentação (original ou cópia autenticada):

  • certidão de nascimento, para brasileiros solteiros;
  • certidão de casamento, para brasileiros casados;
  • certificado de naturalização, para brasileiros naturalizados;
  • certificado de igualdade de direitos e obrigações civis, para portugueses com igualdade de direitos e obrigações civis;
  • laudo médico que indique, obrigatoriamente, o tipo da deficiência (física, visual, auditiva, mental ou intelectual), o grau da deficiência (leve, moderada ou grave ), o caráter da deficiência (provisória ou permanente) e o respectivo Código Internacional de Doenças – CID.

Além da documentação obrigatória, a pessoa pode entregar os seguintes documentos opcionais (original ou cópia autenticada), se quiser que essas informações sejam incluídas na carteira e no crachá descritivo:

  • CPF;
  • NIS (Número de Identificação Social), PIS (Número do Programa de Integração Social) ou PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público);
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • título de eleitor;
  • documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
  • número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • certificado militar;
  • resultado de exame laboratorial, com indicação do tipo sanguíneo e fator Rh;
  • laudo médico que indique tipos de alergia e/ou o uso contínuo de remédios;
  • exame de imagem que comprove o uso de parte metálica (próteses, pinos, hastes ou parafusos).


Como a emissão da carteira de identidade diferenciada é administrada a nível estadual, o local destinado para apresentar a documentação e dar início ao processo pode variar de uma unidade federativa para outra. 
Agora que você já sabe o que é necessário para obter a carteira de identidade diferenciada, é só juntar toda a documentação e solicitar a sua!

Gostou deste artigo e acha que ele pode ser útil para algum amigo? Então, compartilhe!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.