Os recursos promovem autonomia e facilitam o dia a dia de colaboradores com deficiência
Cada vez mais presentes nos escritórios, as tecnologias assistivas surgiram para tornar possível o que antes parecia impossível de ser feito. Elas ampliam as habilidades de comunicação, audição, visão, locomoção e integração social de colaboradores com deficiência, garantindo mais independência, qualidade de vida e inclusão no dia a dia corporativo.
As tecnologias assistivas são ferramentas importantes para reduzir os obstáculos presentes no local de trabalho e facilitar a vida dos funcionários na realização de atividades que fazem parte da rotina da empresa. Os recursos são úteis tanto para pessoas com deficiências permanentes como para aquelas que apresentam deficiências temporárias ou situacionais.
O que é tecnologia assistiva?
De acordo com a definição do Comitê de Ajudas Técnicas, tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. O objetivo é promover autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social às pessoas com deficiência.
Para aprimorar e dar legitimidade ao desenvolvimento da tecnologia assistiva no Brasil, ela foi instituída como política pública no país em 16 de novembro de 2006, pela portaria nº 142 do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), estabelecido pelo Decreto nº 5296, no âmbito da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
Tecnologias assistivas que fazem a diferença nas empresas
Com a evolução das tecnologias assistivas, as pessoas com deficiência passaram a ter acesso a diversas ferramentas que potencializam suas capacidades e garantem mais independência na rotina do escritório.
Na lista abaixo, é possível conferir alguns exemplos de recursos inclusivos que facilitam cada vez mais o dia a dia de colaboradores com deficiência no ambiente de trabalho.
Ava
O Ava é um aplicativo que converte conversas faladas em textos, descartando a necessidade de leitura labial. Ele possibilita a inclusão de pessoas surdas e com dificuldade de audição, em diversas situações no escritório, como reuniões on-line e presenciais. As legendas são baseadas em inteligência humana e artificial e estão disponíveis 24h por dia.
O software tem opções de planos mensal e anual e está disponível para iOS, Android, Mac, Windows e na versão web.
ICOM
O ICOM é uma ferramenta que facilita a inclusão de surdos, por meio de uma central de Libras (Língua Brasileira de Sinais) que oferece tradução simultânea, em tempo real. O recurso de acessibilidade é indicado tanto para empresas que querem se conectar com o cidadão surdo como para aquelas que têm pessoas surdas em seu quadro de funcionários.
Disponível 24 horas por dia, a ferramenta é on-line, de uso simples e intuitivo, e pode ser acessada via aplicativo, link e QR code de um celular, tablet ou computador com acesso à internet e vídeo.
Microsoft
Os recursos de acessibilidade oferecidos pela Microsoft foram desenvolvidos para auxiliar pessoas cegas, surdas, com mobilidade reduzida e dificuldades cognitivas. Por meio das ferramentas disponíveis, é possível ajustar o tamanho do texto, ampliar e aplicar filtros de cores à tela, ativar soluções como legendas ocultas, som mono e transcrição de chamadas ativas e usar o leitor de tela para facilitar a navegação no computador.
O Microsoft Teams, muito usado em reuniões on-line, também apresenta recursos de acessibilidade, como as legendas ao vivo, o modo de cores de alto contraste, além da ferramenta de alteração de tela de fundo e da gravação de reuniões, que são úteis para pessoas com dificuldades cognitivas.
As ferramentas de acessibilidade do Google também podem ser usadas no ambiente de trabalho para garantir mais inclusão aos funcionários com deficiência, principalmente em reuniões. O recurso Legenda instantânea, por exemplo, transcreve automaticamente vídeos, podcasts, chamadas telefônicas, videochamadas e mensagens de áudio.
Já o recurso Transcrição instantânea está disponível para o sistema Android e oferece suporte para diversos idiomas, por meio da disponibilização de legendas em tempo real para voz. Eventos, conversas cotidianas e reuniões podem ser facilmente transformados em texto, inclusive em locais onde não há Wi-Fi nem sinal de internet móvel. Nesse caso, basta ativar o modo off-line.
Outra ferramenta de acessibilidade do Google é o TalkBack, um leitor de tela incluso nos dispositivos Android, que permite às pessoas com deficiência visual realizar tarefas com mais facilidade. O aplicativo faz um escaneamento da tela e lê em voz alta todos os elementos presentes, garantindo mais inclusão no ambiente de trabalho.
MyEye
O dispositivo MyEye tem um sensor óptico avançado que captura imagens do entorno do usuário e comunica as informações de maneira audível, completamente off-line. Ele é destinado a pessoas com todos os níveis de perda de visão, assim como àquelas que apresentam fadiga ocular e dificuldades de leitura.
A ferramenta de acessibilidade da empresa israelense OrCam Technologies lê instantaneamente, em voz alta, textos impressos e digitais em qualquer superfície, identifica objetos ao redor do usuário, reconhece rostos, cédulas e cores em tempo real e detalha informações de produtos com código de barras.
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.