Brasil vai sediar primeira edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda

Jogos Mundiais da Juventude Surda

O evento será realizado em São Paulo e deve atrair surdoatletas de todo o mundo

No início de dezembro de 2022, durante o 49º Congresso do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), realizado em Viena, na Áustria, o Brasil foi escolhido para sediar a primeira edição dos Jogos Mundiais da Juventude Surda. O evento vai acontecer entre os dias 14 e 22 de janeiro de 2024, no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na zona sul da capital paulista.  

Neste ano, o objetivo da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) é captar patrocinadores e buscar surdoatletas com idades entre 13 e 18 anos, para participarem do evento em seis modalidades: atletismo, natação, badminton, tênis de mesa, basquete e futsal. Além de estar à frente do processo de seleção, o órgão também será responsável pelo preparo dos surdoatletas que vão compor as seleções do Brasil nos Jogos Mundiais.

O evento está sendo organizado pelo ICSD, pela CBDS e pela Federação Desportiva dos Surdos do Estado de São Paulo (FDSESP), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do governo do estado de São Paulo e da prefeitura de São Paulo, além de patrocínio das Loterias CAIXA e do governo federal.

Campeonatos Mundiais de Surdos

O Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) é o principal órgão responsável pela organização das Surdolimpíadas, que são o terceiro maior evento multidesportivo do mundo – atrás apenas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – e de outros Campeonatos Mundiais de Surdos. 

Os primeiros jogos destinados exclusivamente a pessoas com deficiência, também conhecidos como Jogos Silenciosos Internacionais, foram realizados em 1924, em Paris. O evento foi ideia de Eugène Rubens-Alcais, que era surdo e presidente da Federação Francesa de Desportos para Surdos.

Após os primeiros jogos de Paris, que contaram com a participação de atletas de nove nações europeias, líderes esportivos surdos se reuniram e criaram o Comitê Internacional de Esportes Silenciosos, mais conhecido como CISS. Recentemente, o CISS passou a se chamar Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf).

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.