Escritório sede da Mondelēz conquista a Certificação Guiaderodas
Em 19 de setembro de 2024, a sede da Mondelēz Brasil, em São Paulo, recebeu a Certificação Guiaderodas, evidenciando seu comprometimento com práticas avançadas de
Avalia o nível de acessibilidade levando em consideração as normas e a vivência da pessoa com deficiência
Abrange a mobilidade de todas as pessoas no local, incluindo pessoas com deficiência visual, física e auditiva
Treina os colaboradores para eliminar as barreiras atitudinais que impedem uma boa experiência
Mede o impacto ESG anualmente e propõe metas para o aprimoramento contínuo
Auxilia a liderança para maior engajamento na causa
Certifica os colaboradores que concluem o treinamento Atitude Acessível
Colabora para a mobilidade urbana
Fomenta o voluntariado digital através do App Guiaderodas
Se o local está em fase de projeto, a avaliação ocorre em duas etapas: em projeto e in loco. Se o local já estiver edificado, a avaliação ocorre em uma única etapa: in loco.
A visita técnica é realizada por arquitetos especialistas em acessibilidade e pessoas com deficiência
A equipe do Guiaderodas, através de consultas e orientações, oferece suporte técnico para todas as questões relativas à acessibilidade. O gestor do local em processo de certificação pode acessar o dashboard e conferir o desempenho de suas atividades e metas.
Com o objetivo de capacitar as pessoas para aprimorar a experiência de todos, os colaboradores são convidados a participar do "Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível".
São abordados os seguintes temas:
→ Conceito de Acessibilidade
→ Termos para se referir às Pessoas com Deficiência
→ Princípios para uma Atitude Acessível
→ Características das pessoas com deficiência: física, visual, auditiva e intelectual
→ Condições temporárias de mobilidade reduzida
→ Melhoria da Acessibilidade através do Voluntariado Digital
→ Pesquisa qualitativa sobre o local de trabalho
Para potencializar o engajamento das organizações é realizado um encontro do Guiaderodas com a liderança. Nesta ocasião, os participantes são informados sobre o desempenho da empresa/empreendimento no processo de Certificação Guiaderodas e o tema da acessibilidade é abordado como um diferencial estratégico para os negócios.
Para aprimorar a acessibilidade de forma contínua, é necessário colocar o usuário do espaço, seja ele uma pessoa com deficiência ou não, como protagonista do processo.
Assim, uma vez realizado o trabalho internamente, o local é estimulado a incentivar seus colaboradores a avaliar a acessibilidade de seus espaços, dos estabelecimentos do entorno e de qualquer parte do mundo no app Guiaderodas.
Essa ação também tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da acessibilidade para todos.
O local, ao cumprir as metas para a Certificação Guiaderodas, atinge os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU):
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades
Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos.
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Ao final da fase de implantação é realizada a checagem das evidências que atestam o cumprimento das metas. Atingindo as metas, o local conquista a Certificação Guiaderodas.
Esse reconhecimento significa que a empresa ou edificação efetivamente desenvolveu suas práticas de acessibilidade e inclusão, gerou, de forma mensurável impacto social positivo e se compromete a manter e aprimorar continuamente.
O Guia da Certificação Guiaderodas contém as principais informações da certificação de forma mais detalhada.
Em 19 de setembro de 2024, a sede da Mondelēz Brasil, em São Paulo, recebeu a Certificação Guiaderodas, evidenciando seu comprometimento com práticas avançadas de
Parceria de Sucesso Promove Inclusão e Acessibilidade no Mercado Imobiliário Corporativo Desde 2020, a Buildings e o Guiaderodas têm unido esforços para promover a acessibilidade
No mundo dinâmico das startups, onde a inovação e a criatividade na promoção da inclusão de pessoas com deficiência.
A Certificação Guiaderodas é um programa que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão.
Estão elegíveis à Certificação Guiaderodas empresas e empreendimentos como edifícios comerciais, escritórios, galpões logísticos, shoppings, escolas e outros, sendo edificações já existentes ou em fase de projeto.
A metodologia original da Certificação Guiaderodas foi desenvolvida em conjunto por uma equipe interdisciplinar, composta por arquitetos especialistas, pesquisadores e pessoas com deficiência. Ela se baseia na premissa de que acessibilidade deve ser vista como um exercício contínuo e no conceito de que “ambientes acessíveis” são compostos pela estrutura física e por pessoas.
Com isso, a avaliação vai além do atendimento à legislação vigente e às normas técnicas elaboradas pelos órgãos de regulação. Ao entender acessibilidade como um organismo vivo e incorporar fatores humanos, o processo de avaliação também leva em consideração a experiência prática de pessoas com deficiência, a percepção dos usuários habituais do espaço, hospitalidade e aspectos de tratamento interpessoal.
Priorização da saúde e bem estar dos ocupantes, segurança e satisfação dos usuários, inclusão da pessoa com deficiência, sensibilização e engajamento na causa, impacto social positivo, diminuição de riscos regulatórios, valorização do imóvel, etc.
O processo de certificação ocorre fundamentalmente em 4 eixos:
1- Ambientes
Neste eixo ocorre a avaliação técnica do espaço (em projeto e in loco) e são apresentadas soluções para vencer os entraves arquitetônicos. É também oferecido suporte técnico constante para acompanhamento e eventuais dúvidas.
2- Colaboradores/ Atendimento
Neste eixo, os colaboradores da empresa/empreendimento tem acesso ao Treinamento Guiaderodas Atitude Acessível. Através de conceitos e vivências, os participantes se habilitam a lidar de forma proativa com pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade.
3- Governança
Neste eixo, ocorre uma conversa com a liderança da empresa para sensibilização e comprometimento com a causa.
4- Comunidade
Neste eixo, o local é estimulado a incentivar seus colaboradores, a avaliar a acessibilidade de seus espaços, dos estabelecimentos do entorno e de qualquer parte do mundo no app Guiaderodas.
Ambientes – Entraves críticos devem ser resolvidos.
Colaboradores - Nos empreendimentos, 70% dos colaboradores da operação devem ser treinados e nas empresas, no mínimo 20% dos colaboradores devem ser treinados.
Governança – Comprometimento da liderança com o aprimoramento contínuo através de declarações, comitês dedicados e envolvimento dos líderes em treinamentos.
Comunidade – Realização de campanha que incentiva o voluntariado digital e avaliação da acessibilidade de locais na plataforma Guiaderodas.
Além do contato pessoal com a equipe do Guiaderodas, o gestor do local tem acesso a área do cliente, podendo, através de um dashboard dedicado, acompanhar a atualização das atividades e a performance da empresa em cada um dos eixos.
O custo varia de acordo com a área total, complexidade e número de colaboradores.
O processo de implantação da Certificação tem duração de 12 meses, podendo ocorrer em menor ou maior tempo de acordo com o atingimento das metas de cada empreendimento ou empresa.
Sim. A checagem ocorre por meio de visita in loco ou através do envio de evidências fotográficas.
Anual. Por estabelecer o comprometimento da manutenção e do aprimoramento contínuo, o local certificado, deve manter a certificação vigente de forma contínua.
©2024 Guiaderodas | Todos os Direitos Reservados