Como funciona a aposentadoria da pessoa com deficiência?

Como funciona a aposentadoria da pessoa com deficiência?

O benefício do INSS pode ser solicitado por tempo de contribuição ou por idade

Com a reforma da Previdência Social, que foi aprovada em 2019, surgiram muitas dúvidas sobre como solicitar a aposentadoria junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), principalmente no que diz respeito às pessoas com deficiência. O benefício passou por algumas modificações, mas continua sendo garantido por lei e conta com duas opções de regras. 

Neste artigo, você vai entender melhor as particularidades da aposentadoria da pessoa com deficiência, quem pode solicitá-la e qual a documentação exigida pelo INSS. Continue a leitura!

O que é a aposentadoria da pessoa com deficiência?

A aposentadoria da pessoa com deficiência é um benefício do INSS concedido aos indivíduos que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Ela é garantida pela Lei Complementar nº 142/2013 e permite que o beneficiário continue trabalhando, sem correr o risco de ter a aposentadoria cancelada. Já o benefício concedido nos casos de invalidez é diferente, porque o indivíduo precisa estar incapacitado de forma total e permanente para o trabalho.

Quem pode receber o benefício?

É possível receber o benefício de duas maneiras, ou seja, por tempo de contribuição ou por idade. O primeiro é válido para a pessoa que tiver o tempo de contribuição necessário para se aposentar, de acordo com seu grau de deficiência:

  • Leve: 33 anos de contribuição (homem) ou 28 anos de contribuição (mulher).
  • Moderado: 29 anos de contribuição (homem) ou 24 anos de contribuição (mulher).
  • Grave: 25 anos de contribuição (homem) ou 20 anos (mulher).

Para os servidores públicos, ainda serão exigidos 10 anos de serviço público e 5 anos de exercício no cargo em que se der a aposentadoria. Em todos os casos, é preciso ter trabalhado na condição de pessoa com deficiência por ao menos 180 meses durante o tempo de contribuição.

Já a aposentadoria por idade é válida para a pessoa que comprovar 180 meses de contribuições ou de exercício rural, na condição de pessoa com deficiência, e tiver idade mínima de 60 anos, se for homem, ou 55 anos, se for mulher.

Tanto na aposentadoria por tempo de contribuição como por idade, a análise do grau da deficiência será realizada pela perícia médica e pelo serviço social do INSS. Além disso, a renda mensal concedida à pessoa com deficiência será calculada por meio da aplicação dos seguintes percentuais sobre o salário de benefício:

  • 100%, no caso da aposentadoria por tempo de contribuição do deficiente, em qualquer grau; 
  • 70%, mais 1% por ano de contribuição, até o máximo de 30%, no caso da aposentadoria por idade. 

Qual a documentação exigida?

No momento de solicitar a aposentadoria, o INSS pode solicitar a seguinte documentação:

  • procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês, formulários de atividade especial, documentação rural etc.) e outros documentos que a pessoa queira adicionar, como simulação de tempo de contribuição, petições, entre outros;
  • documentos que comprovem a data em que a deficiência começou.

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre como solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Para ficar por dentro do universo da acessibilidade, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe nosso blog! 


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.