Instituto Mano Down oferece projeto de futebol inclusivo

mano down

A iniciativa é voltada para crianças e jovens carentes e/ou com deficiência intelectual

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol é uma atividade bastante democrática que pode ser praticada por pessoas com e sem deficiência. Para ampliar o acesso de crianças e jovens com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais a essa modalidade esportiva, o Instituto Mano Down oferece o projeto “Futebol Inclusivo”. 

A iniciativa é apoiada pela Lei nº 11.438/06, mais conhecida como Lei de Incentivo ao Esporte – LIE. Ela permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos esportivos e paradesportivos distribuídos por todo o território nacional.

Como funciona o projeto?

Além de ensinar as regras do futebol, o projeto foca as diferentes táticas, dribles, ataques e defesas característicos da atividade, com base em três variáveis de treino: força, resistência e velocidade. O objetivo é promover aos participantes mais autonomia, inclusão e valorização por meio do esporte.

A iniciativa é realizada no campo da Escola de Futebol Cartola, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Podem participar do projeto crianças e jovens com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais e/ou pessoas carentes residentes em Belo Horizonte e região metropolitana.

As aulas têm duração de uma hora e, no total, são oferecidas 20 vagas para pessoas com idade entre 6 e 25 anos, sendo 50% para o gênero feminino e 50% para o gênero masculino. Caso esse percentual não seja atingido, as vagas são preenchidas de acordo com a procura. Os participantes recebem gratuitamente uma chuteira e dois pares de bermuda, camisa e meião.

Para fazer a inscrição no projeto, é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

  • cópia do documento de identidade;
  • cópia do comprovante de residência;
  • 1 foto 3×4 atualizada;
  • atestado médico de comprovação de aptidão para atividade física;
  • cópia do documento de identidade dos pais ou responsáveis.

Benefícios do futebol para pessoas com deficiência intelectual

De maneira geral, a prática de esportes como o futebol melhora a saúde, o condicionamento cardiorrespiratório e promove o fortalecimento muscular. A atividade também é importante para o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais, uma vez que contribui para o seu desenvolvimento físico e motor e favorece a socialização e o aumento da autoestima. 

Mas para obter todos os benefícios que essa atividade esportiva proporciona, é fundamental contar com o suporte de profissionais de educação física capacitados para atender as necessidades específicas de pessoas com deficiência. 

Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.