fbpx
Jota e Chico – Um Livro Inclusivo

Jota e Chico – Um Livro Inclusivo

Você consegue imaginar um livro que TODAS as crianças conseguem ler? Parece um sonho!

O projeto desenvolvido por Carolina Videira, fundadora da turma do Jiló em parceria com o produtor musical Rafael Maluf, tornou esse sonho realidade. O livro de autoria de Patricia Auerbach e ilustrações de Roberta Asse, ‘Jota e Chico’ aborda, com leveza e domínio de conteúdo, o tema da inclusão na escola, na perspectiva da pessoa com deficiência.

A surpresa não para aí. ‘Jota e Chico’ possui recursos de acessibilidade. Ao adquirir o livro que foi lançado pela editora Mourthé (2021), você acessa, por meio do Código QR, recursos de realidade aumentada, audiodescrição, tradução em libras e ainda seis músicas especialmente criadas para o livro.

A história é sobre dois meninos, Jota e Chico. Jota, que nasceu com Síndrome de Down, encantado com as narrativas do primo Chico sobre suas aventuras na escola, descobre, no primeiro dia de aula, que é diferente das outras crianças. A complexidade desse tema é a abordagem do livro, que para além de incluir as crianças com deficiência nas infinitas possibilidades da  literatura infantil, lida com essa questão tão delicada de maneira inovadora e acessível.

A proposta do livro, que alia as possibilidades da tecnologia às questões fundamentais inerentes à inclusão, é a de enxergar as possibilidades e não as limitações impostas às crianças com deficiência. É também um convite ao mercado editorial que pode ser mais inclusivo, tanto na forma como no conteúdo. 

Qual a motivação para escrever um livro inclusivo?

Carolina Videira

Nas palavras de Carolina Videira, “A ideia surgiu da nossa vontade de fazer canções sobre inclusão e as dificuldades de crianças com deficiência. Com as músicas nasceu também o desejo de contar as histórias num livro com recursos para que todas as crianças tivessem a oportunidade de se divertir e aprender. Foi aí que a Patrícia se juntou a nós para cuidar das palavras e a Roberta deu forma ao livro e aos personagens nas ilustrações. Nós quatro trabalhamos juntos, um colaborando com o trabalho do outro, para que todas as crianças pudessem conhecer o Jota de uma forma diferente.”

Rafael complementa dizendo que, “A ideia foi compor músicas bem-feitas e de fácil fixação para que, através delas, conseguíssemos passar o conceito de inclusão tanto para o nosso público, as crianças, como para os pais que os acompanham durante a leitura”.

Carolina finaliza explicando que, é possível tratar a questão das deficiências de maneira leve e divertida, mostrando que crianças com deficiência também podem protagonizar papéis felizes. A experiência é fascinante e não apenas para as crianças!

Onde encontrar:

O livro está disponível para a compra no site da editora Mourthé. O valor é bem acessível, apenas R$ 24,00.

 Esperamos você lá!


Janete Schmidt de Camargo Cesar

Janete Schmidt de Camargo Cesar

Doutora em educação e psicopedagoga.Apaixonada pelo poder transformador da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.