o que é coda

O termo possui uma grande importância para a comunidade surda, saiba qual é!

O termo CODA tem se popularizado nos últimos anos e ganhou ainda mais força após a cerimônia do Oscar 2022, quando o longa que leva esse nome, protagonizado por uma família com pessoas surdas, conquistou o prêmio de melhor filme. Muito mais do que o título de uma obra cinematográfica, CODA tem um grande significado para a comunidade surda. Neste post contamos o que é CODA e outras curiosidades. Confira.

Afinal, o que é CODA?

Quando subiu ao palco para receber o Oscar 2022 de melhor ator coadjuvante, Troy Kotsur dedicou o prêmio à comunidade CODA em um emocionante discurso em ASL, a língua de sinais norte-americana. Mas o que é CODA? Trata-se da sigla em inglês para “child of deaf adults”, que refere-se a filhos ouvintes de pais surdos.

coda

No filme, a história é justamente essa. Adaptada do longa francês “A família Bélier” (2014), a trama traz a história de uma família composta por pais surdos e um casal de filhos. Destes, o rapaz é surdo e a garota não. E ela tem o sonho de ser cantora – daí o nome em português do filme, “No ritmo do coração”.

Ou seja, a protagonista Ruby Rossi, interpretada por Emilia Jones, é CODA. E assim como na trama, na vida real essas pessoas são bilíngues desde a infância, pois aprendem além do idioma nativo a língua de sinais do seu país, para se comunicar com os seus pais. E é para se referir a elas, que transitam entre essas duas línguas e culturas, que o termo CODA foi criado.

Outros significados

O acrônimo surgiu nos anos 1980 nos Estados Unidos. Antes, a sigla utilizada para se referir a filhos ouvintes de pais surdos era HCDPs (hearing children with deaf parents). Na época foi fundada uma organização internacional chamada CODA para promover a experiência dessas pessoas, e daí o termo pegou.

Ele pode ser escrito em letras minúsculas (coda) inclusive, já que se trata de um adjetivo. Hoje, além dos Estados Unidos, o termo é empregado em diversos países, como Brasil e Portugal. 

Coda também quer dizer a seção com que se termina uma música. Nesse caso, a palavra é emprestada do italiano, cuja tradução é cauda. No filme premiado no Oscar, esse sentido confere mais força ao título, já que a obra narra a história de uma cantora.

Mais siglas

Seguindo a mesma lógica de CODA, existem os termos “soda” (irmão de surdos), “koda” (usada para crianças pequenas filhas de surdos) e “goda” (neto de surdos). 

E agora que você sabe o que é CODA, aproveite para navegar em outros conteúdos do Ideia Boa sobre acessibilidade clicando aqui
Fontes: Cultura Surda, Libraria – Site dos surdos


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Entre em Contato