Na plataforma, você pode alugar filmes nacionais e internacionais e ativar recursos de acessibilidade para incluir amigos e familiares
Já imaginou ter acesso a uma plataforma digital de filmes 100% acessível, que permite reunir família e amigos para assistir a uma produção nacional ou internacional? Então, prepare o sofá e a pipoca, pois agora isso é possível! Criado em março deste ano, PingPlay é o primeiro serviço de streaming que traz todo seu conteúdo com recursos de acessibilidade a pessoas com deficiência, como audiodescrição, legendas descritivas e Libras.
A ideia da plataforma é ser de fácil acesso para todos, ou seja, a pessoas com e sem deficiência. Além disso, o site é intuitivo e lúdico com o objetivo de oferecer um ambiente de navegação acessível a quem tem deficiência visual ou auditiva. Sua idealização veio após uma pesquisa extensa com o público-alvo e avaliado por profissionais com deficiência especializados em experiência do usuário.
A plataforma PingPlay nasceu com o intuito de levar a acessibilidade do audiovisual para além das salas de cinema e dar novas opções de exibição para produtores e distribuidores que não lançarem seus filmes na telona, uma vez que a janela de exibição nesses locais é curta.
Para Cássio Koide, CEO da ETC Filmes, empresa responsável pela criação e gestão do serviço, o cenário para conteúdos acessíveis tem mudado para melhor. “Queremos promover a inclusão levando entretenimento audiovisual para essa camada da população, que por vezes carece de opções digitais verdadeiramente inclusivas”, afirmou em entrevista ao Adoro Cinema.
O serviço de streaming conta com uma grande variedade de títulos, incluindo premiados em festivais internacionais. Entre as produções de outros países, destaque para o vencedor do Oscar de Melhor Filme, “Parasita”, do sul-coreano Bong Joon Ho, e o também premiado “Guerra Fria”, dirigido por Paweł Pawlikowski. Já no catálogo de longas nacionais, há o documentário “Chorão: marginal alado”, sobre a vida e a carreira do líder da banda Charlie Brown Jr., e “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho.
Como acessar a PingPlay
Para ter acesso ao conteúdo da plataforma PingPlay, basta fazer um cadastro por meio deste link com seu e-mail ou conta no Google ou Facebook. O valor do aluguel de cada filme varia de R$ 9,90 a R$ 19,90 e há necessidade de ter um cartão de crédito registrado com sua conta.
Após realizar o login, basta escolher o filme que quiser, clicar no botão sinalizado para o aluguel e seguir o passo a passo. Os usuários também poderão utilizar o serviço, futuramente, pelo aplicativo no celular, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.
Todos os filmes e trailers disponíveis têm os recursos de audiodescrição, legenda descritiva e Libras, que podem ser acionados individualmente de acordo com sua preferência. Gostou da primeira plataforma acessível? Junte os amigos ou familiares, escolha uma produção que desejar e boa sessão! Para saber mais, acesse o site ou Instagram da PingPlay.
Instagram PingPlay / Site PingPlay
Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre a plataforma
Heloisa Aun
Jornalista e estudante de Letras na USP, trabalha desde o início da carreira com a temática dos direitos humanos e meio ambiente. Nos últimos anos, idealizou campanhas de combate ao assédio sexual e à violência doméstica. Também atua na área de educação em organizações e projetos sociais.