Cathy achou o Guiaderodas tão útil, tendo inclusive compartilhado o aplicativo com o Governo, na esperança de conscientizá-lo da necessidade de melhorar a acessibilidade em toda a ilha
O aplicativo Guiaderodas tem ampliado cada vez mais o número de usuários de fora do Brasil. Uma dessas pessoas é Cathy Frazier, que mora nas Ilhas Cayman e desde que conheceu o aplicativo Guiaderodas já fez dezenas de avaliações.
Seu filho de 35 anos tem paralisia cerebral espástica e usa cadeira de rodas, então Cathy está sempre buscando por locais que tenham acessibilidade. Por isso achou o Guiaderodas tão útil, tendo inclusive compartilhado o aplicativo com o Governo, na esperança de conscientizá-lo da necessidade de melhorar a acessibilidade em toda a ilha.
Cathy sempre morou em Cayman, ela e o marido têm seu próprio negócio e seu filho frequenta o Sunrise Adult Training Centre, um centro de treinamento para adultos com deficiência.
Você conhece as Ilhas Cayman?
O arquipélago é formado por três ilhas, Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman.
As Ilhas Cayman ficam no Caribe, perto de Cuba e da Jamaica.
O arquipélago fica no Caribe e é formado por três ilhas: Grand Cayman, Cayman Brac e Little Cayman. É território britânico ultramarino, o que significa que tem autonomia interna, porém está sob jurisdição e soberania do Reino Unido, responsável pela defesa e relações exteriores.
As três ilhas somam 264 km2 e têm em torno de 60.000 habitantes, que vivem em sua maioria em Grand Cayman, a maior do arquipélago, onde fica a capital George Town.
Descobertas em 1503, por muitos anos as Ilhas Cayman foram apelidadas de “as ilhas esquecidas pelo tempo”. No entanto, esse certamente não é mais o caso.
O turismo é uma indústria fundamental, e as ilhas podem ser frequentadas o ano todo. Grand Cayman é destino de diversos cruzeiros, e as três ilhas são uma ótima opção para os apaixonados por mergulho: oferecem atividades com arraias, tartarugas e golfinhos, além de mergulhos para conhecer a rica vida marinha e os belos recifes.
Sea Beauty – hospedagem com acessibilidade
Cathy Frazier é proprietária da Sea Beauty, uma casa de praia com acessibilidade em Grand Cayman, a maior ilha do arquipélago. A casa pode ser alugada por temporada e tem mais de 300 metros de praia privada.
É muito bem equipada com recursos de acessibilidade: rampas de acesso, portas extralargas, barras nos banheiros e chuveiro adaptado para cadeirantes.
Sea Beauty oferece algo a mais que permite que pessoas com deficiência desfrutem plenamente de suas férias na praia: uma cadeira de rodas de areia e uma Mobi-Chair, uma cadeira flutuante para ser usada na água.
Turismo para PCDs
Perguntamos para Cathy como são as condições de turismo nas Ilhas Cayman para pessoas com deficiência, e ela gentilmente nos mandou várias informações.
- Embora não seja tão acessível quanto poderia ser, ainda tem melhor acessibilidade do que muitos outros lugares, inclusive nos Estados Unidos.
- A maioria dos restaurantes é acessível, mas nem todos os banheiros são adaptados.
- Alguns hotéis estão renovando seus quartos para serem mais acessíveis, mas a maioria ainda não tem área de banho acessível para cadeirantes. Melhor perguntar antes de reservar!
- Um passeio pela ilha é altamente recomendado. Embora existam apenas alguns ônibus de turismo com rampas para cadeiras de rodas, as pessoas estão sempre dispostas a ajudar os visitantes com dificuldade de locomoção a entrar e sair dos carros ou minivans.
- Infelizmente, ainda não há empresas de aluguel de carros que ofereçam vans acessíveis a cadeiras de rodas.
O que fazer nas Ilhas Cayman
Em Grand Cayman, vá a restaurantes que oferecem comidas típicas, que normalmente são cozidas com leite de coco e incluem batata-doce, inhame, mandioca, fruta-pão, abóbora, callaloo e banana-da-terra, além de carnes como peixe e frango. Mas a ilha também tem restaurantes com diversos outros tipos de cozinha internacional.
Atrações turísticas com acessibilidade para
pessoas com deficiência sugeridas pela Cathy:
– Seven Mile Beach
As principais atrações das Ilhas Cayman são as praias e as atividades no mar. A praia Seven Mile é a única praia pública com acessibilidade. Lá foi instalado o mobi-mat, uma cobertura antiderrapante que permite que cadeiras de rodas cheguem até a água. A cadeira flutuante mobi-chair está disponível no Boggy Sands Club.
Vários grupos governamentais e comunitários têm colocado atenção em melhorias de acessibilidade em Grand Cayman, e o mobi-mat é simbólico: representa o tapete de boas-vindas para pessoas com deficiência nas praias da ilha.
Mais sobre acessibilidade em Seven Mile Beach:
A welcome mat for wheelchair users
Mobi-mat raises profile of disability access issues in Cayman
– Cayman Turtle Centre
https://www.turtle.ky/
O local foi criado para ser uma fazenda de produção de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção. Atualmente, além da criação de tartarugas, o centro também desenvolve pesquisas e atividades de conservação, além de ser a maior atração turística terrestre da ilha.
– Queen Elizabeth II Botanic Park
http://www.botanic-park.ky/
O parque botânico visa a preservação de ambientes naturais e da vida selvagem, e tem atrações como diversos jardins, lago, trilhas, exposição de orquídeas e o Blue Iguana Habitat.
Respostas de 2