O Matematicast mostra que a disciplina pode ser acessível
Entre todas as disciplinas da escola, talvez a mais temida seja a matemática. Para muitas pessoas, da maneira abstrata como é ensinada tradicionalmente, a matéria gera dúvidas e dificuldades. Nas aulas, a tendência dos alunos é entender melhor somente quando chega a hora dos exemplos na lousa. Mas e para quem não enxerga? A dificuldade continua… Pensando em mudar esse cenário, uma professora criou um podcast de matemática para cegos.
Luiza Polloni é o nome por trás do Matematicast. Disponível nas plataformas de streaming Spotify e Deezer, o canal tem como objetivo “favorecer a compreensão dos conceitos e dar sentido aos procedimentos”, como descreve a própria Luiza.
Voluntária da Adevirp, a Associação de Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, a professora de matemática aposentada tem uma maneira diferenciada de levar a disciplina para os seus alunos, unindo informação com exemplos práticos e acessíveis.
Experiência sensorial
O podcast de matemática para cegos criado por Luiza apresenta conceitos matemáticos básicos e discute questões de exames como o Enem e o Encceja. Tudo é explicado de forma bastante didática, para que o aluno assimile os ensinamentos.
Para completar o aprendizado, a professora orienta o manuseio de recursos como o Material Dourado. Desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, trata-se de um importante artifício de educação sensorial. Aprimorado pela pedagoga Hélène Lubienska de Lenval, o Material Dourado permite diversos trabalhos na matemática, como fazer contas e compreender o sistema de numeração decimal.
Luiza também sugere o uso do cubaritmo. Trata-se de uma caixa de madeira com pequenos cubos que contam com gravações em braile. O recurso permite fazer contas, ilustrando a operação da mesma forma que o lápis e papel. É o primo do sorobã, instrumento destinado a resolução de cálculos que tem se popularizado no ensino para pessoas com deficiência visual.
E para quem tem receio do aprendizado a distância, vale lembrar que entre as vantagens de aprender por meio dos podcasts está a possibilidade de pausar a aula, reproduzir novamente e ainda ter a oportunidade de ouvir quando e onde quiser.
Mais podcast de matemática para cegos
Além do Matematicast, mais um exemplo de podcast de matemática para cegos é o Matemática em Conta Gotas. Produzido pelo professor João Vinhosa, cada episódio tem cerca de 10 minutos e, além de explicar os conceitos da disciplina de maneira didática, o professor investe no incentivo para mostrar que todos são capazes de aprender.
Referências: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina
Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!
Uma resposta
Eu sou um apaixonado por matemática, e com essas brilhantes idéias que contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência visual mais pessoas terão acesso a esse universo.
Parabéns aos educadores que investiram seu tempo e conhecimento, que Deus os abençoe.
Fantástica matéria.