Projeto da USP promove inclusão de pessoas com deficiência visual

Projeto da USP promove inclusão de pessoas com deficiência visual

A iniciativa foi idealizada por uma professora do curso de Terapia Ocupacional da instituição e tem o objetivo de garantir autonomia e lazer aos participantes

Para melhorar o dia a dia de pessoas com deficiência visual, a professora Regina Carretta, do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, criou o projeto “Lazer e participação social junto à pessoa com deficiência visual: desvendando novos olhares”. O principal objetivo é promover inclusão, autonomia e lazer para os participantes, por meio do uso da tecnologia.

Além da docente, o grupo de trabalho tem a colaboração de quatro voluntárias e uma bolsista, que também integram o curso de Terapia Ocupacional da USP de Ribeirão Preto. O projeto acontece em parceria com a Associação Lar dos Cegos da cidade e a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp), que atua na inclusão educacional e social desse público. 

A iniciativa surgiu em 2013, época em que contava com a participação de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Porém, em 2015, com o início da parceria com a Associação Lar dos Cegos de Ribeirão Preto, a ação foi direcionada apenas para o atendimento de pessoas com deficiência visual. 

O projeto

Antes da pandemia de Covid-19, o projeto “Lazer e participação social junto à pessoa com deficiência visual: desvendando novos olhares” incentivava o lazer com atividades em grupo, que envolviam jogos, música e artesanato, e também levava os participantes para explorar a cidade, por meio de passeios a restaurantes, parques e praças.

Com a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, o programa precisou realizar algumas adaptações e migrou suas atividades para o ambiente digital. Dessa forma, o grupo de trabalho passou a utilizar a internet e a fazer ligações telefônicas para se reconectar com os participantes e ajudá-los com dúvidas e problemas de acessibilidade do dia a dia.

Novo formato

Em 2021, o projeto adaptou mais uma vez seu formato de atuação e criou a atividade “Novos Olhares USP”. A proposta inclui a realização de encontros virtuais mensais, que contam com um convidado cego para conversar sobre diferentes assuntos que permeiam o dia a dia dos deficientes visuais. As conversas são abertas a todos e podem ser acompanhadas pela página do Instagram do projeto

Além de promoverem a inclusão de pessoas com deficiência, os encontros trazem uma reflexão importante sobre as dificuldades vividas pelos cegos, especialmente durante o período de distanciamento social, e servem para que os conteúdos do projeto ultrapassem os limites do curso de Terapia Ocupacional da USP e sejam disseminados de forma mais abrangente, dentro e fora da universidade. Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.