fbpx
Você sabe o que é inclusão?

Você sabe o que é inclusão?

Separamos explicações e exemplos práticos para você entender o conceito e saber como adotá-lo no dia a dia

Quando pesquisamos a palavra inclusão nos dicionários, o significado é enfático: ato ou efeito de incluir. Para entender melhor o que é inclusão, também vale lembrar do seu antônimo: exclusão. Estamos falando, portanto, sobre a adoção de meios e ações que combatam a exclusão na vida em sociedade. 

Na prática, incluir é pensar em todos, sem distinção de aspectos como gênero, raça, orientação sexual, religião ou a presença de alguma deficiência. Lina Silva Borges Santos e Ana Carolina Silva, respectivamente coordenadora de terapia ocupacional e terapeuta ocupacional da AACD, reforçam:

“Acreditamos [que a inclusão] seja o viver junto e em harmonia, respeitando as diferenças e sem colocá-las em voga ou exaltá-las. É não fazer uso do comportamento capacitista e/ou assistencialista. É olhar para o outro e enxergá-lo como capaz, igual e sujeito ativo, participante da sua vida e da sociedade.”

O que é inclusão na prática

Nesse sentido, a inclusão está dividida em diversas categorias, como a social, do trabalho, educacional, digital e estrutural. Isso significa que em todos esses aspectos devem ser levados em conta conceitos e ações que possibilitem oportunidades a todas as pessoas.

Então, quando pensamos em um estabelecimento inclusivo, por exemplo, é importante que ele seja adequado para o uso de todos. No caso, para que uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida possa acessá-lo, o local deve contar com equipamentos como rampas de acesso, barras de apoio etc. Mas não é só isso. “Geralmente, à primeira vista nos deparamos com a acessibilidade estrutural/física para designar o estabelecimento inclusivo, porém é mais do que isso, se faz necessário a acessibilidade atitudinal, em que a atitude de todos desse estabelecimento seja compatível com o processo de inclusão – respeito e empatia. Não basta que o ambiente tenha se estruturado fisicamente se a atitude dos que lá trabalham ou frequentam não são inclusivas”, atestam Lina e Ana Carolina.

E não é preciso ter um cargo político ou ser líder em uma empresa para colocar a inclusão em prática. Como cidadãos, todos temos nosso meio de agir. Quando perguntadas sobre quais práticas podemos adotar no dia a dia que estejam de acordo com a inclusão, as colaboradoras da AACD defendem: “Acreditamos que o primeiro passo seja entender as políticas públicas de inclusão como necessárias e não obrigatórias e, acima de tudo, respeitá-las”.

Elas continuam: “É olhar para o outro com empatia e cuidado, para qualquer pessoa ou local, sugerindo e fazendo parte das mudanças necessárias para que a inclusão aconteça. É criar nossos filhos e nossas famílias em ambientes favoráveis, inclusivos e não preconceituosos. Com certeza, tal fato vai prover um mundo mais acolhedor a todos”.

É lei!

As políticas públicas citadas pelas terapeutas que promovem a inclusão das pessoas com deficiência fazem parte da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), ela define um conjunto de normas e direitos que garantem respeito e autonomia às pessoas com deficiência. Escrita em conformidade com a Convenção Internacional da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a LBI está em vigor desde 2016.

Quero saber mais

Agora que você já sabe o que é inclusão, para ficar por dentro de tudo o que envolve esse tema, separamos alguns posts pra você:

Lei Brasileira de Inclusão – Tudo o que você precisa saber

Empregabilidade: conheça programas de diversidade e inclusão em grandes empresas

Os desafios e as potencialidades da educação infantil inclusiva


Luciana Faria

Luciana Faria
Escolheu o jornalismo para fazer da paixão por contar histórias sua profissão. Há mais de uma década no mercado editorial e poeta desde a infância, acredita que a palavra também pode transformar as pessoas e mudar o mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.