Veículo adaptado garante acessibilidade a cadeirantes na praia

Veículo adaptado garante acessibilidade a cadeirantes na praia

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem conduzir o equipamento por meio de um controle remoto

Aproveitar o banho de mar e passear pela areia da praia podem parecer atividades simples, mas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, há muitos obstáculos a serem superados. Pensando nisso, um estudante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu o projeto “Crab”, que leva o nome, em inglês, de um animal que apresenta grande habilidade em se locomover na areia: o caranguejo.   

A iniciativa do aluno Iago Souza contou com o apoio da colega Maraysa Araújo e dos professores Artur Salgado e João Teixeira. Ela surgiu depois que o estudante ouviu relatos a respeito das dificuldades de deslocamento de um cadeirante nas praias da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. 

Como funciona o veículo adaptado?

Pessoas com deficiência e mobilidade reduzida podem subir com sua cadeira de rodas na plataforma do “Crab”, por meio de uma rampa, e conduzir o veículo adaptado pela areia da praia utilizando apenas um controle remoto. Para evitar que as rodas do equipamento afundem, ele conta com seis rodas largas que apresentam sistema de tração. 

O “Crab” tem capacidade para transportar uma cadeira de rodas com até oitenta quilos e sua bateria é alimentada por energia solar, podendo alcançar a duração máxima de sete horas. Duas vezes por ano, o primeiro protótipo em escala real do veículo adaptado é disponibilizado na orla de Natal, permitindo que cadeirantes consigam se locomover até a faixa de areia perto do mar. 

Do Rio Grande do Norte para todo o Brasil

O objetivo dos idealizadores do “Crab” é levar o projeto a diversas praias do país, por meio de parcerias ou da transferência de tecnologia, para que outras unidades do veículo possam ser produzidas. Dessa forma, mais pessoas com deficiência e mobilidade reduzida vão poder exercer seus direitos fundamentais de acessibilidade e mobilidade. 

O veículo adaptado foi apresentado e premiado em diversos eventos no Brasil, como na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo, e na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, no Rio Grande do Sul. No exterior, o projeto também teve grande destaque e ficou em primeiro lugar no Infomatrix, concurso de projetos estudantis de ciência, tecnologia e empreendimento realizado no México.

Confira algumas dicas de praias com acessibilidade no Brasil
Se você quer ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e acompanhe o nosso blog!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.