Cidade oferece diversas opções de espaços que contam com infraestrutura e serviços acessíveis para pessoas com deficiência
Para quem curte roteiros culturais, a cidade de São Paulo é o destino perfeito. A lista de passeios é extensa e abrange museus, centros culturais e teatros que atendem todos os gostos e perfis de visitantes, incluindo aqueles com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.
Como são muitas possibilidades e nem sempre há tempo suficiente para aproveitar tudo, selecionamos quatro passeios culturais com acessibilidade que não podem ficar fora do seu roteiro. Confira!
1 – Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Localizado no coração histórico da cidade de São Paulo, o CCBB ocupa um prédio construído no ano de 1901 e é o terceiro centro cultural mais visitado no país e o 69º no mundo, de acordo com o ranking da publicação inglesa The Art Newspaper.
O espaço conta com entrada e exposições acessíveis, banheiros adaptados, elevadores, lugares reservados para cadeirantes com acompanhante no auditório, intérpretes de Libras nos espetáculos de teatro, legendas closed caption, piso tátil e recursos sensoriais e de audiodescrição.
Além de cinema, teatro, auditório e salas de exposição, o local oferece livraria e cafeteria aos visitantes. O CCBB funciona todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças-feiras. Para visitar o centro cultural, é preciso fazer o agendamento pelo site.
2 – Museu de Arte Moderna – MAM
Fundado em 1948, o MAM possui mais de 5 mil obras em sua coleção, produzidas por grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira e internacional. O espaço está localizado no Parque Ibirapuera e todas as suas dependências, incluindo salas de exposição, ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja, são acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
O museu possui banheiro adaptado, sinalização em braile, lugares reservados para cadeirantes com acompanhante e todas as obras ficam dispostas em altura acessível para pessoas com cadeira de rodas. Além disso, oferece recursos de audiodescrição, acervo em braile e áudio, percurso tátil e guia-intérprete.
O ingresso custa R$ 10 (R$ 5 meia-entrada). O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 12h às 18h, sendo que no domingo a entrada é gratuita, mediante agendamento pelo site.
3 – Pinacoteca
Fundada em 1905, a Pinacoteca de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. O espaço realiza diversas mostras de sua coleção de arte brasileira e exposições temporárias de renomados artistas nacionais e internacionais. Todo o seu acervo está disponível em braille e áudio, e as obras ficam em altura acessível para cadeirantes.
O local também conta com intérprete de Libras para espetáculos, banheiros adaptados, rotas adaptadas de acesso às salas de exposição, entrada para cadeirante e estacionamento com vagas reservadas para pessoas com deficiência.
A Pinacoteca funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Para saber todos os detalhes das exposições em cartaz e fazer a reserva de ingressos, acesse o site do museu.
4 – Itaú Cultural
Com um extenso acervo de documentos sobre arte e cultura brasileiras, o Itaú Cultural realiza mostras audiovisuais, exposições, espetáculos de teatro, música, dança e diversos cursos.
O espaço possui entrada e bilheteria acessíveis, banheiros adaptados, elevadores e oferece cadeira de rodas para os visitantes com deficiência. Todo o acervo está disponível em braille e áudio, e as obras ficam dispostas em altura adequada para a visualização de cadeirantes. Além disso, há lugares reservados para pessoas com cadeira de rodas e um acompanhante nos auditórios.
O local funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 18h, com entrada gratuita. Para visitar o espaço, é preciso fazer o agendamento pelo site.
Um recurso valioso na hora de programar passeios culturais com acessibilidade é o Mapa de Rede da Pessoa com Deficiência, que informa os espaços inclusivos da capital paulista. Além de indicar o endereço e o telefone dos locais, a ferramenta também traz informações sobre os recursos de acessibilidade disponíveis em cada lugar.
Para conhecer outros destinos com acessibilidade, acompanhe o Instagram do Guiaderodas!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.
Uma resposta