As obras contam histórias que servem de inspiração para pessoas com e sem deficiência
O livro é um importante instrumento social e cultural, que transporta os leitores para diferentes universos, realidades e experiências. As histórias reveladas em cada página podem despertar sentimentos diversos e servir de inspiração para muitas pessoas, como é o caso dos livros sobre deficiência.
Para ajudar você a mergulhar no universo da inclusão, neste artigo separamos seis opções de livros sobre deficiência, com histórias surpreendentes que podem incentivar qualquer tipo de pessoa a enfrentar as adversidades presentes na vida. Boa leitura!
Feliz Ano Velho
Considerado uma referência na literatura brasileira contemporânea, o livro Feliz Ano Velho é a primeira obra do autor Marcelo Rubens Paiva. Ele conta em primeira pessoa como um mergulho em uma lagoa a poucos dias do Natal de 1979 mudou para sempre a sua vida, aos 20 anos. Ao mesmo tempo em que Marcelo traz detalhes da sua experiência como tetraplégico, ele enriquece sua narrativa com a descrição de momentos que marcaram a história do Brasil.
Despertar para ser. Eu chego lá.
O livro Despertar para ser. Eu chego lá, escrito por Gilberto Stanieski Filho, conta a luta do autor pela vida, depois de sofrer um acidente automobilístico no dia 21 de janeiro de 1995, que o deixou tetraplégico e sem o braço esquerdo. Gilberto compartilha seus aprendizados a partir da experiência que não só transformou sua vida mas também o levou a iniciar uma luta pelo cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência.
Pai de rodinhas
Escrito por Sérgio Nardini, o livro Pai de rodinhas conta como o autor construiu uma vida independente, repleta de desafios e de realizações, apesar das limitações causadas por uma doença neuromuscular genética progressiva, chamada atrofia muscular espinhal tipo 2, que o deixou tetraplégico gradativamente.
Nardini, que é voluntário e ativista de causas como acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, compartilha suas experiências como pai da Lavínia, além de outras vivências no voluntariado, na política, na educação, na família e nas artes.
Do outro lado do sol
O livro Do outro lado do sol, escrito por Kátia Yuriko, conta a história da autora, que aos 19 anos teve os movimentos de seu corpo comprometidos de forma severa, por conta de um angioma cerebral. Yuriko conta como foi o processo de reaprender a ler e escrever e de reconstruir a sua própria história.
Não era você que eu esperava
O livro Não era você que eu esperava é uma graphic novel autobiográfica de Fabien Toulmé, que conta com emoção e sinceridade a história de aceitação, amor, tristeza e rejeição de um casal que enfrenta o nascimento de sua filha com síndrome de down.
A saga de um campeão
Escrito por um dos maiores nomes do iatismo brasileiro, o livro A saga de um campeão conta a história de Lars Grael, que ficou entre a vida e a morte em 1998. Nesse ano, um acidente levou o iatista a perder sua perna direita, após uma lancha em alta velocidade, conduzida por um homem embriagado, invadir a área de uma regata e atingir o barco do atleta.
Para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da inclusão e da acessibilidade no Brasil e no mundo, siga a página do Guiaderodas no Instagram!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.