Instituto Montanha para Todos traz o tema acessibilidade para o montanhismo

montanha para todos

Marido cria cadeira de rodas adaptada para mulher e possibilita trilha em montanhas brasileiras para ela e outras pessoas com deficiências motoras

O casal Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi sempre adorou montanhismo e escaladas. A paixão conjunta já dura mais de uma década, mas esteve ameaçada quando Juliana foi diagnosticada com Degeneração Cerebelar Paraneoplásica. A síndrome neurológica extremamente rara foi causada por conta do reaparecimento de um câncer e comprometeu a mobilidade de Juliana. 

Juliana não conseguia mais chegar aos topos das montanhas e Guilherme fez uma promessa: onde você quiser ir, eu vou te levar! Com isso em mente e com a ajuda de amigos, o marido engenheiro desenvolveu uma cadeira de rodas adaptada, que possibilitava a subida em montanhas. Foi assim que nasceu Julietti (apelido dado por Juliana para o equipamento), estreada com sucesso no parque Nacional de Itatiaia (PNI), em junho de 2016.

Montanha para todos

A felicidade de Juliana em voltar a praticar o montanhismo foi tão grande, que ela e o marido resolveram criar o Instituto Montanha para Todos. O objetivo principal é possibilitar e incentivar o acesso à natureza para pessoas com algum tipo de deficiência motora. Isso se dá por meio do desenvolvimento e compartilhamento gratuito de equipamentos adaptados, além da criação de uma rede de voluntários para armazenar e organizar o empréstimo das Juliettis.

A primeira cadeira foi doada também em 2016, após o casal dar uma palestra sobre o projeto em Blumenau e usar o valor arrecadado com o evento para a primeira Julietti disponibilizada ao público.

Onde encontrar Juliettis

Até agora, são 41 cadeiras espalhadas pelo Brasil.

No Rio de Janeiro, é possível usar a cadeira no Parque Nacional da Tijuca, Parque Nacional de Itatiaia, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis e Niterói.

Em São Paulo, as Juliettis estão disponíveis no Parque Estadual da Cantareira, Monteiro Lobato e na própria cidade de São Paulo.

A cadeira também está disponível em Quatro Barras, no Paraná, e em outras muitas localidades.

Segundo Juliana Tozzi, eles estão em fase de arrecadação para começarem a disponibilizar Juliettis fora do País também. A primeira deve ir para Portugal

Filmes

Uma das aventuras de Juliana e Guilherme com uma das cadeiras deu origem a um filme: Julietti, Uma Vida nas Montanhas foi realizado pela Agência Gente da Montanha e acompanha o casal na subida da montanha do Acotango, na Bolívia. 

O documentário foi premiado com o Troféu de Ouro (Gold Trophy) na categoria Solidariedade 9º Deauville Green Awards e também foi prata na categoria Documentary – Nature&Wildlife do New York Festivals TV & Film Awards 2020, além do prêmio de melhor filme no IX Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit, em São Paulo.

Além disso, Juliana e Guilherme têm um projeto aprovado pela SPCine para subir as 10 maiores montanhas do Brasil e transformar a trajetória em longa para cinema e programa de TV. Atualmente, a dupla está em busca de patrocínio.

Como colaborar

Se você quiser colaborar com o Instituto Montanha para Todos, no site há uma loja com produtos, além de dados bancários para doação. Quem quiser também, a página mostra como se oferecer para ser um voluntário do projeto, recebendo e administrando a agenda de uma das Juliettis ou colaborar no transporte de pessoas que queiram usar a cadeira de rodas adaptadas.

Gosta de Viajar? Veja hotéis com acessibilidade


vanessa fontes

Vanessa Fontes
Jornalista, roteirista e mãe. Possui experiência em cultura e economia de impacto. Sempre acreditou que calçar o sapato dos outros pode contribuir para a construção de um lugar melhor para se viver.