Você consegue imaginar um livro que TODAS as crianças conseguem ler? Parece um sonho!
O projeto desenvolvido por Carolina Videira, fundadora da turma do Jiló em parceria com o produtor musical Rafael Maluf, tornou esse sonho realidade. O livro de autoria de Patricia Auerbach e ilustrações de Roberta Asse, ‘Jota e Chico’ aborda, com leveza e domínio de conteúdo, o tema da inclusão na escola, na perspectiva da pessoa com deficiência.
A surpresa não para aí. ‘Jota e Chico’ possui recursos de acessibilidade. Ao adquirir o livro que foi lançado pela editora Mourthé (2021), você acessa, por meio do Código QR, recursos de realidade aumentada, audiodescrição, tradução em libras e ainda seis músicas especialmente criadas para o livro.
A história é sobre dois meninos, Jota e Chico. Jota, que nasceu com Síndrome de Down, encantado com as narrativas do primo Chico sobre suas aventuras na escola, descobre, no primeiro dia de aula, que é diferente das outras crianças. A complexidade desse tema é a abordagem do livro, que para além de incluir as crianças com deficiência nas infinitas possibilidades da literatura infantil, lida com essa questão tão delicada de maneira inovadora e acessível.
A proposta do livro, que alia as possibilidades da tecnologia às questões fundamentais inerentes à inclusão, é a de enxergar as possibilidades e não as limitações impostas às crianças com deficiência. É também um convite ao mercado editorial que pode ser mais inclusivo, tanto na forma como no conteúdo.
Qual a motivação para escrever um livro inclusivo?
Nas palavras de Carolina Videira, “A ideia surgiu da nossa vontade de fazer canções sobre inclusão e as dificuldades de crianças com deficiência. Com as músicas nasceu também o desejo de contar as histórias num livro com recursos para que todas as crianças tivessem a oportunidade de se divertir e aprender. Foi aí que a Patrícia se juntou a nós para cuidar das palavras e a Roberta deu forma ao livro e aos personagens nas ilustrações. Nós quatro trabalhamos juntos, um colaborando com o trabalho do outro, para que todas as crianças pudessem conhecer o Jota de uma forma diferente.”
Rafael complementa dizendo que, “A ideia foi compor músicas bem-feitas e de fácil fixação para que, através delas, conseguíssemos passar o conceito de inclusão tanto para o nosso público, as crianças, como para os pais que os acompanham durante a leitura”.
Carolina finaliza explicando que, é possível tratar a questão das deficiências de maneira leve e divertida, mostrando que crianças com deficiência também podem protagonizar papéis felizes. A experiência é fascinante e não apenas para as crianças!
Onde encontrar:
O livro está disponível para a compra no site da editora Mourthé. O valor é bem acessível, apenas R$ 24,00.
Esperamos você lá!
Janete Schmidt de Camargo Cesar
Doutora em educação e psicopedagoga.Apaixonada pelo poder transformador da educação.
Uma resposta