fbpx
Onde praticar esporte adaptado em São Paulo

Onde praticar esporte adaptado em São Paulo

A prática esportiva é uma unanimidade quando se fala de saúde e bem-estar. O esporte traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, independente da idade e das necessidades de cada um.

Por isso, o Guiaderodas fez um resumo de onde praticar esporte adaptado em São Paulo para ninguém ficar de fora. 

O mais importante é que opções não faltam. Cada vez mais surgem instituições especializadas no tema, assim como os clubes tradicionais da cidade investem nas modalidades paralímpicas. 

Vale destacar que hoje, Corinthians e Palmeiras, dois dos maiores clubes de futebol do Brasil, possuem esportes adaptados para pessoas com deficiência.

O Timão, por exemplo, disponibiliza as práticas de:

  • basquete em cadeira de rodas,
  • futebol para amputados,
  • futsal para Síndrome de Down,
  • futebol de 7,
  • triathlon paradesportivo e
  • vôlei sentado. 

Já o Palmeiras não divide o esporte chamado convencional e o paralímpico. Mas, pessoas com deficiências são bem-vindas a praticar as modalidades no clube, que tem, inclusive, a primeira judoca brasileira a ser campeã mundial, Alana Maldonado. 

Outros clubes tradicionais de São Paulo e do Brasil possuem esporte adaptado. 

É o caso do Esporte Clube Pinheiros, do Monte Líbano e do SESI, nos quais o destaque é a bocha, já que a modalidade não é encontrada em muitos lugares. Outro local tradicional que oferece esportes paralímpicos é o Clube Espéria. 

Além deles, existem muitas instituições especializadas em esporte adaptado espalhadas pelo estado de São Paulo. Um dos destaques é a ACEDEP (Associação Cultural Especial Paradesportiva Paulista), uma organização sem fins lucrativos, que promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual, apoiando sua inclusão social através do esporte.

Existe também a CBDI (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais), com atletismo, futsal, natação, a Associação Paradesportiva Jr de São Paulo, entre muitas outras. 

 O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o site Paratletas disponibilizam uma lista completa (às vezes desatualizada) com os clubes que oferecem esporte adaptado em todas as regiões do Brasil. Vale a pena conferir e entrar em contato caso tenha alguma dúvida. 

Centro de Treinamento Paralímpico 

Além de todos os citados acima e os da lista, São Paulo conta com uma estrutura de primeiro nível em sua capital desde 2016. É o Centro de Treinamento Paralímpico, localizado na Zona Sul da cidade. Além de ser a casa do esporte de alto rendimento brasileiro, abrigando seleções e diversos campeonatos, o local também recebe clubes e tem a iniciação esportiva voltada para crianças. 

Centro de Treinamento Paralímpico

“O CT Paralímpico tem por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade”

destaca o Comitê Paralímpico.

A escolinha do CPB é uma ótima opção para quem quer colocar os filhos na prática esportiva ainda quando criança. As atividades, no entanto, foram suspensas no ano passado por causa da pandemia. 

Por isso, opção não falta para quem quer praticar esporte em São Paulo. Seja os mais tradicionais, como judô e natação, seja outros mais desconhecidos, como bocha e goalball. Fato é que o esporte adaptado se torna cada vez mais popular e ninguém mais precisa ficar de fora.


Fernanda Zalcman
Jornalista, curiosa por natureza e apaixonada por fazer a diferença. Encontrou no esporte um propósito: inspirar e dar voz à histórias e pessoas que por vezes estão escondidas. Porque todos importam e merecem espaço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.