fbpx
Parques acessíveis no Brasil

Parques acessíveis no Brasil

Os brinquedos infantis adaptados estão espalhados em diversos parques acessíveis do Brasil e a obrigatoriedade para espaços públicos e privados é decretada por lei

Parque para todos

Na hora da brincadeira, devemos sempre estimular as crianças a se misturarem e terem um comportamento mais inclusivo possível, incentivando o convívio com a diversidade.

Para promover essas ações, a lei nº 10.098 de 2000, que estabelece a promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência, foi alterada em 2010 (lei nº 11.982) e em 2017 (lei nº 13.443), incluindo que no mínimo 5% de cada brinquedo e equipamento de lazer sejam adaptados, em locais públicos e privados. 

Mas como são os brinquedos acessíveis?

Os brinquedos acessíveis servem para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, contudo, para possibilitar um ambiente também inclusivo, a maioria deles possuem duas opções em uma só – por exemplo, balanços com espaço para cadeira de rodas e o outro lado com uma cadeira comum.

Valorizar esse detalhe inclusivo nos brinquedos faz toda a diferença para que pessoas com e sem deficiência possam ter um momento de lazer juntas.

Conheça a seguir alguns projetos e iniciativas de diferentes estados brasileiros.

São Paulo

Na cidade de São Paulo existem diversas iniciativas de ONGs, mas, principalmente, por parte da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), como parquinhos acessíveis na Zona Leste, no CERET e Centro Esportivo Salim Farah Maluf, e na Zona Sul, na Praça Santos Coimbra e no Parque Cordeiro.

Confira os endereços:

  • Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador – CERET: Rua Canuto Abreu, s/n – Jardim Anália Franco, São Paulo/SP – CEP 03336-060.
  • Centro Esportivo Salim Farah Maluf – CEE Mooca: Rua Taquari, 635 – Mooca, São Paulo/SP – CEP 03166-001.
  • Praça Santos Coimbra, Morumbi, São Paulo/SP – CEP 05614-050.
  • Parque Cordeiro Martin Luther King: Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre, São Paulo/SP – CEP 04646-070.

Paraná

No Paraná, o projeto Parque Acessível da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná e o Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência, arrecada fundos por meio da dedução do imposto de renda e da captação de projetos parceiros pelo Banco de Projetos, para implantar kits de brinquedos acessíveis em locais públicos. 

Os recursos são destinados para mais de 40 municípios, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Arapongas, Mandirituba, entre outros.

Outras iniciativas estão presentes em todo país, como o Projeto ALPAPATO, Anna Laura Parques Para Todos, com a arrecadação de fundos por meio de parceiros e coletivos, e o Projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA), representado em mais de 40 cidades e 14 estados brasileiros, com objetivo de incentivar a população a procurar as autoridades para implantar ações inclusivas na cidade.

Confira alguns endereços:

  • Projeto Alpapato: Avenida Ildefonso Simões Lopes, 2791, Três Vendas, Pelotas – RS CEP: 96060-290.
  • Projeto Lia: Praça Nishinomiya – Novo Aeroporto, Londrina/PR, CEP 86039-650.

O ideal é não sair de casa durante a pandemia, mas caso você leve as crianças para brincar em parques acessíveis com brinquedos adaptados, lembre-se de usar a máscara e sempre levar álcool em gel para a higienização das mãos e dos equipamentos.

brinquedos para crianças cegas

Brinquedos para crianças com deficiência visual


Cintia Alves de Sousa

Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.