fbpx
Fernando de Noronha: paraíso com acessibilidade para todos

Fernando de Noronha: paraíso com acessibilidade para todos

Um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros oferece opções de trilhas adaptadas, banho de mar assistido e apoio aos visitantes com deficiência e mobilidade reduzida

Conhecida internacionalmente por suas belezas naturais, a ilha de Fernando de Noronha, situada a 545 km de Recife, em Pernambuco, é um paraíso acessível a todos. Ao longo dos últimos anos, o destino turístico, que é um dos mais procurados do Brasil, recebeu diversos investimentos para adaptar seus principais atrativos e oferecer mais opções de turismo inclusivo a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

As iniciativas de acessibilidade fazem parte do projeto “Vem Ser Acessível”, criado pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer, em parceria com a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) e o Sebrae. O objetivo é contribuir para que os destinos turísticos pernambucanos tornem-se acessíveis a todos. 

Para você aproveitar ao máximo sua viagem e explorar todos os lugares de Fernando de Noronha com acessibilidade, separamos algumas dicas valiosas de atrativos e informações sobre a ilha, para que sua experiência seja ainda mais segura e prazerosa. Continue a leitura!

Trilhas acessíveis e banho de mar assistido

Foto: Guia de Acessibilidade de Fernando de Noronha

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, administrado pela concessionária EcoNoronha, possui 4,5 km de trilhas acessíveis, que levam aos pontos de visualização de golfinhos, à Praia do Sancho, à Baía dos Porcos e ao Morro Dois Irmãos, cartão-postal da ilha.

No total, foram construídos mais de 1.500 metros de passarelas suspensas e decks acessíveis, ou com acessibilidade assistida, para que os visitantes possam aproveitar ao máximo o que o Parque tem de melhor.

<- Foto: Guia de Acessibilidade de Fernando de Noronha

Foto: Parna Noronha

Na entrada de cada atrativo, existem Postos de Informação e Controle (PIC), que oferecem ducha, loja, lanchonete, banheiros adaptados e aluguel de equipamentos, como máscara, snorkel e colete.

Além de trilhas acessíveis, é possível usufruir do banho de mar assistido na Praia do Sueste, que conta com rampas, cadeiras anfíbias e o apoio de monitores, nos moldes do projeto “Praia Acessível”. Para utilizar o serviço, é necessário fazer o agendamento prévio junto à EcoNoronha, nos PICs.

Foto: Foto: Parna Noronha ->

Arquipélago de Fernando de Noronha

Com 26 km² de extensão, o arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas secundárias, sendo que a principal é chamada de Fernando de Noronha. Ela é a maior de todas e a única que encontra-se habitada. 

No local, existem duas unidades de conservação: o Parque Nacional Marinho (Parnamar), que corresponde a 70% do arquipélago, e uma Área de Proteção Ambiental (APA), onde estão localizadas as residências e toda a infraestrutura de comércio e turismo da ilha de Fernando de Noronha.

Desde 2001, o Parque é reconhecido e tombado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade. Além disso, a unidade de conservação é considerada um Sítio RAMSAR, que abrange as áreas úmidas mais representativas do planeta. 

No Parque, é possível encontrar piscinas naturais de águas cristalinas com vasta biodiversidade marinha e diversas opções de trilhas e praias paradisíacas, que tornam a visita uma experiência inesquecível.

O ingresso para acessar a unidade de conservação custa R$ 126 para brasileiros e R$ 251 para estrangeiros, com validade de 10 dias. A compra pode ser feita pelo site do Parque

Guia de acessibilidade em Fernando de Noronha

Para facilitar o acesso às informações sobre os principais atrativos turísticos, serviços, hospedagens e restaurantes de Fernando de Noronha, a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer criou um guia turístico de acessibilidade

O material possibilita que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida tenham uma experiência mais segura, tranquila e proveitosa em um dos destinos mais cobiçados do Brasil.

Para obter mais informações sobre lugares acessíveis no Brasil, baixe o aplicativo do Guiaderodas!

praia rio

Saiba mais sobre praias acessíveis


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir mensagem
);

Quer receber novidades
de como a acessibilidade
está transformando o mundo?

Seu cadastro foi efetuado com sucesso.

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Guiaderodas will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.