Saiba tudo sobre os novos recursos de acessibilidade oferecidos pela maior plataforma de streaming de músicas e podcasts
Pensando na experiência inclusiva do usuário, o Spotify divulgou dia 18 de maio que a partir das próximas semanas estarão disponíveis 3 recursos de acessibilidade para a versão do aplicativo móvel com iOS e Android.
Em 2019 a empresa realizou um evento para comemorar o Dia da Conscientização sobre Acessibilidade Global, e desde então reuniu seu time e pessoas com deficiência para reavaliar a estrutura da plataforma.
Neste mês, a Equipe Spotify Encore publicou quais foram as modificações de cores na interface.
A cor oficial do Spotify é verde, mas em questão de acessibilidade o tom do verde não funcionava com o contraste. Por isso, foram necessários diversos testes para chegar ao verde mais escuro e ao fundo cinza escuro, que facilita o contraste e a acessibilidade para leitura de textos brancos ou ícones na parte superior, por exemplo.
As atualizações foram desenvolvidas com foco nas pessoas com deficiência visual e baixa visão, mas as alterações podem ser favoráveis para todos os usuários – uma vez que o contraste baixo em locais com baixa iluminação ou reflexos, prejudicam a visão de qualquer pessoa.
Confira a seguir os 3 recursos que serão disponibilizados.
1 – Botões mais legíveis
Os botões receberam novos formatos de textos, tamanhos e cores.
A plataforma apresentava os botões com letras maiúsculas, o que dificultava a leitura quando o usuário aumentava o tamanho da fonte ou alterava para outro idioma. Com a padronização de letras minúsculas, somente a primeira maiúscula, os usuários conseguirão acessar com mais legibilidade o texto.
2- Textos com tamanhos ajustáveis
Para melhorar a navegação geral no aplicativo, o Spotify já possui o modo “tipo dinâmico”, que permite mudanças do tamanho do texto em todo o sistema. Com as alterações, o streaming permite que usuários também aumentem ou diminuam nas configurações de acessibilidade do próprio smartphone.
Só vale lembrar que, quando ajustado no mínimo ou no máximo, ainda assim o usuário pode encontrar dificuldades na leitura do botão.
3 – Transcrições de podcast
É isso mesmo! Serão disponibilizadas transcrições geradas automaticamente de podcasts originais e exclusivos do Spotify (iOS e Android), na versão beta limitada, ou seja, alguns usuários poderão testar o formato até que ele seja lançado oficialmente.
Esse recurso é um dos mais esperados pelos usuários, principalmente, por pessoas com deficiência auditiva que querem ter acesso ao conteúdo de áudio. Eles poderão acessar o texto transcrito com ou sem o áudio, além de clicar e iniciar em qualquer parte do áudio.
Em nota oficial, o Spotify afirma que esses são os primeiros passos para tornar a plataforma mais inclusiva e que pretende tornar todos os conteúdos acessíveis.
Cintia Alves de Sousa
Jornalista especialista em mídia e reportagem, que busca constantemente por novos desafios no segmento da Comunicação Acessível, para contribuir com ações que valorizem a diversidade e a inclusão na sociedade.
Uma resposta