Vitória retoma atividades do projeto “Praia Acessível”

praia acessível vitoria

A iniciativa da prefeitura oferece cadeiras anfíbias, esteira de acesso e equipe de apoio para garantir uma experiência segura e prazerosa aos banhistas

Desde o início deste ano, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida puderam voltar a frequentar, com segurança e conforto, a praia da Guarderia, na Curva da Jurema, em Vitória, no Espírito Santo. A retomada das atividades do projeto “Praia Acessível” em Vitória possibilitou novamente o acesso facilitado à faixa de areia e ao banho de mar e reforçou o compromisso da cidade de se tornar totalmente inclusiva, por meio de investimentos em diversos setores, como o de esportes e lazer. 

O programa foi suspenso em março de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus, e de acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), o retorno às atividades está sendo gradual para evitar aglomerações. 

Estrutura

No momento, o projeto “Praia Acessível” está atuando somente com quatro cadeiras anfíbias e uma equipe composta por três instrutores e dois guarda-vidas que dão suporte aos banhistas. Os profissionais foram orientados a adotar os protocolos de prevenção e proteção contra a Covid-19, conforme as recomendações das autoridades sanitárias.

Ao todo, a iniciativa conta com 20 cadeiras anfíbias, que possuem diferentes posições de encosto, apresentam flutuabilidade e estabilidade ideais para o banho de mar e têm pneus mais largos do que os das cadeiras de rodas tradicionais, o que facilita o deslocamento na areia. 

Além desses equipamentos, o programa possui uma base para guardar com segurança os materiais utilizados, uma tenda da prefeitura e uma esteira de acesso, que permite maior mobilidade sobre a areia fofa e em todo o trajeto da calçada até o mar, garantindo conforto às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

O projeto funciona todas as quintas e sextas-feiras, das 8h às 13h. Para utilizar o serviço, não há necessidade de inscrição, basta comparecer ao local.

Acessibilidade Urbana em Vitória

Além do projeto “Praia Acessível”, a prefeitura também está avaliando a construção de uma plataforma elevatória no bairro de Santo Antônio, próximo à escadaria que dá acesso à Basílica de Santo Antônio, um importante cartão-postal de Vitória. 

Outra iniciativa voltada para a melhoria da acessibilidade na cidade é o “Calçada Cidadã”, projeto que atende principalmente pessoas com deficiência, gestantes e idosos. O objetivo é padronizar as calçadas para garantir uma mobilidade segura e que esteja de acordo com as legislações federal e municipal.

As obras da primeira etapa do projeto já estão em andamento e começaram pela região da Grande Maruípe, onde mais de 25 prédios públicos terão suas calçadas adaptadas para atender a população de maneira adequada. 

Para saber mais sobre iniciativas de acessibilidade em outras regiões do país, siga a página do Guiaderodas no Instagram!


Carina Melazzi

Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.