As obras de adaptação devem ser concluídas até o final de 2021 e vão beneficiar 220 mil pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
O acesso ao lazer no Parque Ecológico do Lago Norte, localizado em Brasília, agora faz parte da realidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que moram na cidade. Recentemente, a unidade de conservação tornou-se a primeira do país a oferecer uma estrutura totalmente inclusiva.
As obras no local incluem a adaptação de banheiros, a construção de rampas e deck flutuante, a instalação de pisos táteis e de sinalização em braile e a ampliação de espaços. O objetivo é que o modelo de acessibilidade do projeto, que recebeu cerca de R$ 3 milhões em investimentos provenientes de emendas parlamentares, seja expandido para outras unidades de conservação do país.
A iniciativa insere o Distrito Federal no eixo do turismo acessível nacional e é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasília Ambiental, a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com o apoio da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Esporte e Lazer e da Embratur.
Lazer inclusivo
A primeira etapa das obras de acessibilidade do parque, que fica às margens do Lago Paranoá, um dos mais importantes pontos turísticos de Brasília, foi entregue em maio. A previsão é de que as adaptações sejam concluídas até o final de 2021 e beneficiem 220 mil pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Com o objetivo de promover a reabilitação e a inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, a unidade ecológica também vai oferecer paracanoagem, stand up paddle, tênis de mesa, meditação, tiro com arco, yoga, terapia em grupo e plantio de horta comunitária acessível. As atividades são gratuitas e podem ser previamente agendadas pelo site da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA).
Para facilitar ainda mais o acesso ao lazer e ao esporte, o projeto “Mãos na Roda” vai disponibilizar 50 vans acessíveis, que vão contribuir com o deslocamento dos visitantes até o parque.
O Parque Ecológico do Lago Norte
Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
A unidade de conservação está localizada perto da ponte do Bragueto e é uma área com grande relevância ambiental, uma vez que abriga diversas nascentes e contribui para a proteção das margens e da Zona de Preservação da Vida Silvestre (ZPVS).
No início de 2021, o parque recebeu o plantio de 500 mudas do Cerrado, incluindo araçá-do-campo, angico, urucum, ipê, entre outras espécies. A ação de reflorestamento foi resultado de uma parceria entre o Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Brasília Ambiental, a Novacap e as administrações do Lago Norte e do Varjão.
Além disso, a unidade ecológica é um importante espaço de lazer no Distrito Federal e conta com parquinho, ciclovia, Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e mesas cobertas para reuniões de grupos. O local fica aberto todos os dias, das 6h às 18h, e costuma ser utilizado, principalmente, pelos moradores para a prática de skate, caminhada e esportes náuticos.
Para ficar por dentro de outras iniciativas de acessibilidade no Brasil, siga a página do Guiaderodas no Instagram e em nosso Blog!
Carina Melazzi
Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de contar histórias e é apaixonada por viagens, montanhas e mar.
Respostas de 3