As melhores práticas corporativas, classificação de empresas inclusivas e dicas de como começar a trilhar o caminho para a verdadeira inclusão
Apesar do desafio da inclusão da pessoa com deficiência ainda ser imenso no mercado de trabalho, a boa notícia é que a conscientização está evoluindo a passos largos e muitas empresas já enxergam a acessibilidade e a inclusão como diferencial estratégico para seus negócios.
A DiversityInc é a principal pesquisa para avaliar a diversidade nas empresas inclusivas dos Estados Unidos com mais de 1000 funcionários. A metodologia é baseada em dados empíricos advindos de informações de mais de 200 questões que são preenchidas pelas próprias organizações. As empresas são avaliadas no contexto de seus setores e além do ranking geral, são publicados também rankings por categorias.
Como a própria gestão da diversidade, essa classificação evoluiu significativamente e continua a ser refinada e aprimorada para refletir a rapidez com que as empresas estão se adaptando e executando suas estratégias.
As empresas mais inclusivas e acessíveis nos EUA em 2020
- Wells Fargo & Company
- Northrop Grumman Corporation
- Dow
- Hilton
- Sodexo
- Eli Lilly and Company
- Mastercard
- Accenture
- Humana
- KeyBank
- Vectrus Systems Corporation
- AbbVie
- U.S. Bank
- United Airlines Holdings, Inc.
- General Motors Company LLC
- BBVA
O “Disability Equality Index” (DEI)
O Disability Equality Index (DEI) é uma iniciativa conjunta da Associação Americana de Pessoas com Deficiência (AAPD) desenvolvida por um grupo diversificado de líderes empresariais, especialistas em políticas e defensores dos direitos da pessoa com deficiência. É uma ferramenta nacional, transparente e anual de benchmarking que oferece às empresas a oportunidade de receber uma pontuação objetiva, em uma escala de zero (0 ) a 100, em suas políticas e práticas de inclusão de pessoas com deficiência.
Alguns Indicadores do índice de 2019 nos Estados Unidos refletem que o compromisso das empresas com a inclusão da pessoa com deficiência tem crescido:
- 93% das empresas relatam ter um executivo sênior reconhecido internamente como sendo uma pessoa com deficiência e / ou como aliado da comunidade.
- 84% das empresas possuem uma declaração de compromisso por toda a empresa com a diversidade e a inclusão que menciona especificamente a deficiência.
- 92% das empresas incentivam os funcionários com deficiência a se identificarem e 95% têm um processo confidencial que lhes permite fazê-lo.
Oportunidades para desenvolver a inclusão
Somente 54% das empresas têm um conselho de diversidade que reconhece especificamente a inclusão da deficiência como uma área de foco.
Apenas 30% das empresas têm metas focadas em pessoas com deficiência em toda a empresa para inclusão e diversidade de fornecedores.
Como iniciar o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas empresas?
- Conscientizar os colaboradores e tornar o espaço acessível
- Zelar para que o valor seja mantido e fomentado sempre
O Guiaderodas
A startup brasileira Guiaderodas, premiada pela ONU, se dedica ao aprimoramento das práticas de acessibilidade através de treinamentos para funcionários, análises de arquitetos especializados, vivências de pessoas com deficiência e pesquisas constantes em sua plataforma para o engajamento do time na causa.
As empresas que alcançam as melhores práticas de acessibilidade arquitetônica, funcional e atitudinal conquistam a tão almejada Certificação Guiaderodas.
Mercado Livre, Microsoft, Santander, KPMG são alguns exemplos de empresas que conquistaram a certificação. A placa do Guiaderodas também pode ser vista na hall de entrada de edifícios comerciais de alto padrão no Brasil.
“A Certificação Guiaderodas nos nossos edifícios significa acessibilidade e inclusão. Oferecer para todos a melhor estrutura e o melhor atendimento, tem tudo a ver com os nossos valores”, diz Hilton Hajman, vice-presidente da Brookfield Properties Brasil.
Outros players do mercado imobiliário como BR Properties, RB Capital, GTIS Partners e Blue Macaw também têm no seu portfólio edifícios em certificação.
“Um ambiente preparado para bem receber a todos atrai clientes, fornecedores e gera impacto positivo para toda a sociedade”, diz o fundador do Guiaderodas Bruno Mahfuz. Cadeirante desde os seus 17 anos, foi eleito pelo MIT Technologie Review um dos maiores inovadores da América Latina.
O Guiaderodas, também conhecido internacionalmente como Wheelguide, tem o maior aplicativo dedicado a consulta e avaliação da acessibilidade de locais de forma gratuita e colaborativa com presença em mais de 2000 cidades e mais de 100 países pelo mundo.
O legado da inclusão no mercado de trabalho
A inclusão permite que as organizações maximizem o potencial de seus talentos e se envolvam profundamente com diversos clientes. Para construir uma organização verdadeiramente inclusiva, as empresas precisam começar entendendo as reais necessidades das pessoas com deficiência, partilhar experiências dos funcionários e aprender com as situações do dia a dia. Os líderes devem não apenas modelar comportamentos, mas principalmente agir como arquitetos e construtores para que a inclusão seja um valor cada vez mais vivo e genuíno nas corporações.
Saiba Mais sobre a
Certificação Guiaderodas